SINTRASCOOPA/SINTRACOOP: Sindicatos realizam assembleia itinerante com os trabalhadores Trabalhadores votaram e aprovaram a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho 2016/2017

Trabalhadores em cooperativas da base de representação dos sindicatos: Sintrascoopa e Sintracoop participaram de assembleia itinerante para definirem sobre a campanha salarial 2016/2017 da categoria. Dirigentes sindicais estiveram percorrer as cooperativas: Coamo, Cocamar, Integrada, Cocari, Unita, Coagru, Nova Produtiva, Aurora, Coocafé, C.Vale e Copagril, com urnas itinerantes para que os trabalhadores votassem para aceitar ou não a proposta da Convenção Estadual e do Acordo Coletivo de Trabalho. A Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil – Fenatracoop e a Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná – Fecoopar, chegaram a uma proposta para a Convenção Coletiva de Trabalho 2016/2018 que prevê 5% de reajuste impactando diretamente a folha de pagamento e até mais 5% de reajuste em acordo coletivo com as cooperativas. A Convenção estadual garante também um reajuste no piso salarial de 14%, atualmente o piso estadual da categoria é de R$ 902,00 e passará a ser de R$ 1.040,00. O vale alimentação que hoje é de R$ 144,00 e passará ser de R$ 155,00, um reajuste de 10%.
De acordo com o presidente da Fenatracoop Mauri Viana Pereira, tanto o piso salarial, quanto o vale alimentação, podem chegar a valores maiores nos acordos coletivos de trabalho direto com as cooperativas respeitando a realidade de cada uma. “Somando o percentual de reajuste que pode chegar a 10%, mais o percentual do piso salarial de 14% e do vale alimentação de 10%, chegamos ao percentual de 34% de conquistas na Convenção Coletiva de Trabalho”, revela Viana.

DEMOCRACIA SINDICAL
Num ato considerado a maior ação democrática realizada pelo movimento sindical brasileiro, os sindicatos: Sintrascoopa e Sintracoop, que representam os trabalhadores em cooperativas das regiões: Norte, Norte Velho, Noroeste e Médio Oeste do estado do Paraná. Na segunda-feira (25/7) e na terça-feira (26/7), dirigentes sindicais estiveram percorrendo as cooperativas levando urnas, onde os trabalhadores votaram para aceitar ou não a proposta da Convenção Estadual e a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho. A apuração e a contagem dos votos aconteceu na sede do sindicato Sintrascoopa na cidade de Palotina, onde foi montado um ilha de edição e todos os trabalhos da apuração foram transmitido ao vivo pela internet nos sites: www.sintrascoopa.com.br e www.sintracoop.com.br. A maioria dos trabalhadores das cooperativas entenderam o momento vivenciado pelo país e votaram pela aprovação da Convenção Estadual e pela aprovação dos Acordos Coletivos de Trabalhos que na manhã desta quinta-feira dia 28 de julho foi assinado pelos sindicatos e as cooperativas, possibilitando assim, a aplicação dos reajustes nas folhas de pagamento do mês de julho. Lembrando que os trabalhadores irão receber os valores do reajuste, retroativo ao mês de junho.