SINTRASCOOPA: Sindicato divulga relatório das atividades desenvolvidas
Com a finalidade de tornar público os principais projetos e atividades desenvolvidos, o Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas de Palotina e Região – Sintrascoopa elaborou e distribuiu um relatório contendo as principais ações realizadas pela entidade sindical com o objetivo de melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos trabalhadores em cooperativas e seus dependentes.
No Brasil, os sindicatos são atores sociais que reivindicam e organizam a classe trabalhadora no contexto de uma democracia representativa e também participativa, como previsto na Constituição Federal de 1988. Nas últimas décadas, o Movimento Sindical brasileiro, além da organização e defesa dos direitos da classe trabalhadora, tem exercido um importante papel na vida social buscando melhorias constantes no ambiente de trabalho. “Se engana quem pensa que o sindicato foi criado apenas e tão somente para lutar por reajustes salariais, a nossa luta vai muito, além disso”, revela o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil, presidente do Sintrascoopa e vice-presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST, Mauri Viana Pereira.
No relatório entregue as autoridades, imprensa e dirigentes cooperativistas, constam um breve relato a história do sindicato Sintrascoopa e sobre o movimento sindical brasileiro, além de destacar as principais ações desenvolvidas pelo sindicato nos últimos anos. Ações, como por exemplo, a parceria com o Instituto de Educação Contemporânea À Distancia – IECAD onde 20 trabalhadores tiveram a oportunidade de concluir o ensino médio. A parceria com a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Paraná – FUNPAR que possibilitou a realização de dois cursos profissionalizantes: Radiologia e Técnico de Segurança do Trabalho, onde 14 trabalhadores participaram e concluir os cursos.
CORTE COSTURA
O Curso de Corte e Costura, realizado pelo sindicato Sintrascoopa visou fornecer conhecimento básico no manuseio de máquinas de costura reta e overlock, com intuito de formar mão-de-obra especializada, proporcionando aos alunos, uma atividade rentável e capaz de concorrer no mercado formal e informal de trabalho, além incentivar atitudes responsáveis e produtivas. O objetivo do curso foi de fornecer conhecimentos e habilidades necessários para iniciar a carreira de costureira (o) ou até mesmo abrir seu próprio ateliê de costura. 58 pessoas concluir o curso e foram certificadas.
INFORMÁTICA
No mundo contemporâneo, dominar o básico do universo da informática é essencial para, inclusive, comunicar-se. No mercado de trabalho, conhecer as funcionalidades de um computador se tornou uma necessidade e não há mais espaço para quem possui esse déficit de conhecimento. Com a finalidade de possibilitar aos trabalhadores em cooperativas e seus dependentes, o conhecimento básico e necessário para se ter acesso ao computador, o sindicato Sintrascoopa realizou curso de Informática. 290 pessoas participaram do curso oferecido pelo sindicato.
BEM ESTAR
Pensando na melhora da qualidade de vida dos trabalhadores, o sindicato Sintrascoopa disponibilizou atendimento com medicina naturalista. A Medicina Natural (também chamada de Naturopatia) é uma terapia que enfatiza a capacidade intrínseca do corpo para curar-se e manter-se. Naturopatas utilizam recursos naturais como remédios a base de plantas medicinais (Fitoterapia), mas também podem usar, quando necessário, vitaminas, minerais, aminoácidos (Medicina Ortomolecular) e fármacos sintéticos que emulam certas substancias naturais (como por exemplo a canfora sintética chinesa). 224 trabalhadores tiveram acesso a este tipo de tratamento.
DENTISTA
Os dentes são um dos principais elementos que chamam a atenção em alguém, pelo seu bom ou mau estado. Numa situação profissional é muito importante ter uma boa aparência e os dentes influenciam imenso este parâmetro. Pensando na estética dos trabalhadores em cooperativas o sindicato Sintrascoopa disponibilizou de 2005 a 2006, na sua sede na cidade de Palotina, atendimento com Dentista. 171 trabalhadores foram atendidos.
ACUPUNTURA
Recente pesquisa divulgada relata que os trabalhadores de abatedouros enfrentam uma variedade de conseqüências emocionais e psicológicas negativas, incluindo o transtorno de estresse pós-traumático. Pensando no bem estar e na qualidade de vidas dos trabalhadores, atualmente o sindicato mantém em sua sede, o atendimento com Acupuntura.
A acupuntura é altamente indicada para aliviar e tratar dores, distúrbios emocionais entre outros. Trata-se de uma técnica que pode ser usada para reforçar o sistema imunológico e para o tratamento de problemas e doenças como, por exemplo: dores na coluna, muscular, ciático, artrite, ATM, cabeça e lesões desportivas. Também é eficiente no controle da ansiedade, depressão, insônia, estresse, TPM e ajuda melhorar o humor. Além de ser indicada também no tratamento de alergias, intestino, digestivo, tabagismo, alcoolismo, tontura, menopausa, paralisia facial, fogacho e emagrecimento.
Uma profissional da Acupuntura atende os trabalhadores na sede do sindicato Sintrascoopa em Palotina a cada 15 dias sempre as segundas-feiras.
PSICÓLOGA
“A psicoterapia é, frequentemente, um espaço para aumentar a auto-observação, para “trazer à consciência” uma parcela maior daquilo que é feito e das razões pelas quais as coisas são feitas”. As constantes pressões por resultados cada vez melhores podem ter um efeito extremamente prejudicial tanto para as cooperativas quanto para os trabalhadores, os transtornos psicológicos já são a terceira maior causa dos afastamentos trabalhistas no Brasil e esses números só tendem a aumentar.
Sentindo a necessidade de trabalhar e valorizar o aspecto humano dos trabalhadores, o sindicato Sintrascoopa mantém em seus quadros de colaboradores uma profissional na área de psicologia que atende os trabalhadores na sede do sindicato em Palotina sempre as segundas, quartas e sextas-feiras. As terças-feiras a profissional atende os trabalhadores na sede da Delegacia Sindical na cidade de Assis Chateaubriand e nas quintas-feiras, ela atende na Delegacia na cidade de Marechal Cândido Rondon.
ASSESSORIA JURÍDICA
O sindicato Sintrascoopa mantêm relações diretas com os trabalhadores. É por isso que o sindicato busca, a todo o momento, defender, apoiar e fortalecer os trabalhadores. Não importa se é luta por melhorias nas condições de trabalho ou, ainda, por negociações trabalhistas. O objetivo principal é proporcionar conquistas concretas para toda a categoria.
Na hora de defender e garantir os direitos dos trabalhadores, seja em questões individuais ou coletivas, o sindicato presta assistência jurídica. A assessoria jurídica oferecida pelo sindicato é gratuita e todos os trabalhadores tem acesso.
SALÃO DE BELEZA
Depois de um dia intenso de trabalho, nada melhor do que cuidar da beleza para agradar a pessoa amada e sentir-se melhor consigo mesma ou mesmo. É pensando nisso, na qualidade de vida dos trabalhadores em cooperativas e seus dependentes, que o sindicato Sintrascoopa mantém em sua sede na cidade de Palotina e nas Delegacias Sindicais em Assis Chateaubriand e Marechal Cândido Rondon, um amplo e moderno salão de beleza masculino e feminino.
Em Palotina, o salão realiza por ano 3.252 atendimentos masculino e cerca de 1.300 atendimentos feminino.
TURISMO DO TRABALHADOR
O Turismo é umas das atividades que mais cresce no mundo e, agora, esse segmento começa a se desenvolver cada vez mais no Brasil. Recente pesquisa tem confirmado que depois do sonho da casa própria, viajar com a família e conhecer as maravilhas espalhadas pelo Brasil a fora, é a meta da grande maioria da classe trabalhadora. Com essas informações, a Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil – Fenatracoop elaborou e colocou em prática o projeto denominado ‘Turismo do Trabalhador’. O objetivo do projeto e proporcionar aos trabalhadores em cooperativas a possibilidade de passar dias agradáveis em família com um custo que cabe perfeitamente no orçamento familiar. Tudo foi estudado e preparado para que os trabalhadores tenham condições de passar pelo menos uma semana de suas férias com a família. Para isso o projeto prevê, em parceria com a secretária de estado de Educação a liberação dos alunos sem prejuízos escolares, dentro do programa denominado ‘Semana do Saco Cheio’. Outra situação é com relação ao preço do pacote de turismo e a forma de pagamento. O projeto ‘Turismo do Trabalhador’ proporciona, por exemplo, que o trabalhador e sua família, tenham condições de passar uma semana desfrutando de toda infraestrutura do Diroma Acqua Park e de suas águas naturalmente quentes. O Diroma Acqua Park é diversão garantida para todas as idades e vai agradar a família inteira, além de conhecer e desfrutar de toda a estrutura turística do município de Caldas Novas no estado de Goiás pelo valor de R$ 800,00 por pessoal parcelado em até 10 vezes.
SONHO DA CASA PRÓPRIA
Representar, lutar por conquistas e defender os direitos dos trabalhadores, sempre foi e será o principal papel dos sindicatos. Mas, além disso, também é preciso pensar no bem estar e na qualidade de vida dos trabalhadores e seus familiares. Foi com este objetivo que a direção da Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil – Fenatracoop elaborou o projeto habitacional Habitrabs. Um amplo e moderno projeto de construção de casas com padrão acima da média e que dará mais dignidade aos trabalhadores.
Filiado a Fenatracoop, o sindicato Sintrascoopa está realizando na cidade de Francisco Alves o projeto de construção de moradias aos trabalhadores em cooperativas. As unidades habitacionais serão de alvenaria, com dois quartos, sala, cozinha americana, banheiro, varanda, lavanderia. O projeto prevê também jardim, calçadas e acessibilidade. Tudo de melhor, valorizando sempre a qualidade de vida dos trabalhadores e seus dependentes. Os imóveis terão o valor de R$ 95 mil e serão financiados pela Caixa Econômica Federal, através do programa Minha Casa Minha Vida com parcelas que variam de R$ 349,00 a R$ 460,00.