Os objetivos e o porquê investir em segurança do trabalho
Além de ser uma exigência legal,
a implementação de normas relativas à segurança do trabalho aumenta a
produtividade das empresas, uma vez que os afastamentos e os custos decorrentes
de acidentes e doenças ocupacionais apresentam significativas reduções. Além
disso, uma empresa que demonstra preocupação com a segurança de seus
colaboradores contribui para a promoção de bem estar tanto físico quanto
emocional, sem falar no aumento da motivação dos trabalhadores no desempenho de
suas funções. Vale ressaltar também que o cumprimento das normas de segurança
reflete a idoneidade da empresa, aumentando sua credibilidade diante dos
trabalhadores, fornecedores e clientes.
Objetivos da segurança do trabalho
A segurança do trabalho tem como
foco a identificação, avaliação e controle das situações de risco a que são
expostos os trabalhadores nas mais diversas atividades. Por meio do mapeamento
dos riscos, a equipe encarregada elabora uma série de normas, procedimentos e
adaptações físicas no ambiente laboral para que haja a redução dos riscos
inerentes em cada atividade. Além disso, há também o estudo de dados
estatísticos sobre os acidentes e doenças visando a adoção de medidas
preventivas em cada área. Dentre os maiores objetivos podem ser destacadas três
vertentes: redução dos acidentes de trabalho, promoção da saúde ocupacional e
redução dos riscos de incêndios. É respaldada nessas três vertentes que a
segurança do trabalho desenvolve suas atividades.
A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis
No Brasil, a Legislação de
Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, leis
complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais
da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.
Onde atua o profissional de Segurança do Trabalho?
O profissional de Segurança do
Trabalho tem uma área de atuação bastante ampla. Em geral ele atua em fábricas
de alimentos, construção civil, hospitais, empresas comerciais e industriais,
grandes empresas estatais, mineradoras e de extração, também pode atuar na área
rural em empresas agro-industriais. Enfim, onde tiver um trabalhador deverá
haver também segurança do Trabalho.
O que faz cada um dos profissionais de Segurança do Trabalho?
A seguir a descrição das
atividades dos profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho, de acordo com a
Classificação Brasileira de Ocupações – CBO.
O que faz o Engenheiro de Segurança do Trabalho – CBO 0-28.40?
– Assessora empresas industriais
e de outro gênero em assuntos relativos à segurança e higiene do trabalho,
examinando locais e condições de trabalho, instalações em geral e material,
métodos e processos de fabricação adotados pelo trabalhador, para determinar as
necessidades dessas empresas no campo da prevenção de acidentes;
– Inspeciona estabelecimentos
fabris, comerciais e de outro gênero, verificando se existem riscos de
incêndios, desmoronamentos ou outros perigos, para fornecer indicações quanto
às precauções a serem tomadas;
– Promove a aplicação de
dispositivos especiais de segurança (EPIs), como óculos de proteção, cintos de
segurança, vestuário especial, máscara e outros, determinando aspectos técnicos
funcionais e demais características, para prevenir ou diminuir a possibilidade
de acidentes;
– Adapta os recursos técnicos e
humanos, estudando a adequação da máquina ao homem e do homem à máquina, para
proporcionar maior segurança ao trabalhador;
– Executa campanhas educativas
sobre prevenção de acidentes, organizando palestras e divulgações nos meios de
comunicação, distribuindo publicações e outro material informativo, para
conscientizar os trabalhadores e o público, em geral;
– Estuda as ocupações encontradas
num estabelecimento fabril, comercial ou de outro gênero, analisando suas características,
para avaliar a insalubridade ou periculosidade de tarefas ou operações ligadas
à execução do trabalho;
– Realiza estudos sobre acidentes
de trabalho e doenças profissionais, consultando técnicos de diversos campos,
bibliografia especializada, visitando fábricas e outros estabelecimentos, para
determinar as causas desses acidentes e elaborar recomendações de segurança.
O que faz o Técnico de Segurança do Trabalho – CBO 0-39.45?
– Inspeciona locais, instalações
e equipamentos da empresa, observando as condições de trabalho, para determinar
fatores e riscos de acidentes;
– Estabelece normas e
dispositivos de segurança, sugerindo eventuais modificações nos equipamentos e
instalações e verificando sua observância, para prevenir acidentes;
– Inspeciona os postos de combate
a incêndios, examinando as mangueiras, hidrantes, extintores e equipamentos de
proteção contra incêndios, para certificar-se de suas perfeitas condições de
funcionamento;
– Comunica os resultados de suas
inspeções, elaborando relatórios, para propor a reparação ou renovação do
equipamento de extinção de incêndios e outras medidas de segurança;
– Investiga acidentes ocorridos,
examinando as condições da ocorrência, para identificar suas causas e propor as
providências cabíveis;
– mantém contatos com os serviços
médico e social da empresa ou de outra instituição, utilizando os meios de
comunicação oficiais, para facilitar o atendimento necessário aos acidentados;
– Registra irregularidades
ocorridas, anotando-as em formulários próprios e elaborando estatísticas de
acidentes, para obter subsídios destinados à melhoria das medidas de segurança;
– Instrui os funcionários da
empresa sobre normas de segurança, combate a incêndios e demais medidas de
prevenção de acidentes, ministrando palestras e treinamento, para que possam
agir acertadamente em casos de emergência;
– Coordena a publicação de
matéria sobre segurança no trabalho, preparando instruções e orientando a
confecção de cartazes e avisos, para divulgar e desenvolver hábitos de
prevenção de acidentes;
– Participa de reuniões sobre
segurança no trabalho, fornecendo dados relativos ao assunto, apresentando
sugestões e analisando a viabilidade de medidas de segurança propostas, para
aperfeiçoar o sistema existente.
O que faz o Médico do Trabalho – CBO – 0-61.22
– Executa exames periódicos de
todos os empregados ou em especial daqueles expostos a maior risco de acidentes
do trabalho ou de doenças profissionais, fazendo o exame clínico e/ou
interpretando os resultados de exames complementares, para controlar as
condições de saúde dos mesmos a assegurar a continuidade operacional e a
produtividade;
– Executa exames médicos
especiais em trabalhadores do sexo feminino, menores, idosos ou portadores de
subnormalidades, fazendo anamnese, exame clínico e/ou interpretando os
resultados de exames complementares, para detectar prováveis danos à saúde em
decorrência do trabalho que executam e instruir a administração da empresa para
possíveis mudanças de atividades;
– Faz tratamento de urgência em
casos de acidentes de trabalho ou alterações agudas da saúde, orientando e/ou
executando a terapêutica adequada, para prevenir conseqüências mais graves ao
trabalhador;
– Avalia, juntamente com outros
profissionais, condições de insegurança, visitando periodicamente os locais de
trabalho, para sugerir à direção da empresa medidas destinadas a remover ou
atenuar os riscos existentes;
– Participa, juntamente com
outros profissionais, da elaboração e execução de programas de proteção à saúde
dos trabalhadores, analisando em conjunto os riscos, as condições de trabalho,
os fatores de insalubridade, de fadiga e outros, para obter a redução de
absenteísmo e a renovação da mão de obra;
– Participa do planejamento e
execução dos programas de treinamento das equipes de atendimento de
emergências, avaliando as necessidades e ministrando aulas, para capacitar o
pessoal incumbido de prestar primeiros socorros em casos de acidentes graves e
catástrofes;
– Participa de inquéritos
sanitários, levantamentos de doenças profissionais, lesões traumáticas e
estudos epidemiológicos, elaborando e/ou preenchendo formulários próprios e
estudando os dados estatísticos, para estabelecer medidas destinadas a reduzir a
morbidade e mortalidade decorrentes de acidentes do trabalho, doenças
profissionais e doenças de natureza não-ocupacional;
– Participa de atividades de
prevenção de acidentes, comparecendo a reuniões e assessorando em estudos e
programas, para reduzir as ocorrências de acidentes do trabalho;
– Participa dos programas de
vacinação, orientando a seleção da população trabalhadora e o tipo de vacina a
ser aplicada, para prevenir moléstias transmissíveis;
– Participa de estudos das
atividades realizadas pela empresa, analisando as exigências psicossomáticas de
cada atividade, para elaboração das análises profissiográficas;
– Procede aos exames médicos
destinados à seleção ou orientação de candidatos a emprego em ocupações
definidas, baseando-se nas exigências psicossomáticas das mesmas, para
possibilitar o aproveitamento dos mais aptos;
– Participa de congressos e
seminários e grupos de estudos ligados a Segurança do Trabalho.
O que faz o Enfermeiro do Trabalho CBO – 0-71.40?
– Estuda as condições de
segurança e periculosidade da empresa, efetuando observações nos locais de
trabalho e discutindo-as em equipe, para identificar as necessidades no campo
da segurança, higiene e melhoria do trabalho;
– Elabora e executa planos, programas
de proteção à saúde dos empregados, participando de grupos que realizam
inquéritos sanitários, estudam as causas de absenteísmo, fazem levantamentos de
doenças profissionais e lesões traumáticas, procedem a estudos epidemiológicos,
coletam dados estatísticos de morbidade e mortalidade de trabalhadores,
investigando possíveis relações com as atividades funcionais, para obter a
continuidade operacional e aumento da produtividade;
– Executa e avalia programas de
prevenções de acidentes e de doenças profissionais ou não-profissionais,
fazendo análise da fadiga, dos fatores de insalubridade, dos riscos e das
condições de trabalho do menor e da mulher, para propiciar a preservação de
integridade física e mental do trabalhador;
– Presta primeiros socorros no local
de trabalho, em caso de acidente ou doença, fazendo curativos ou imobilizações
especiais, administrando medicamentos e tratamentos e providenciando o
posterior atendimento médico adequado, para atenuar consequências e
proporcionar apoio e conforto ao paciente;
– Elabora e executa ou
supervisiona e avalia as atividades de assistência de enfermagem aos
trabalhadores, proporcionando-lhes atendimento ambulatorial, no local de
trabalho, controlando sinais vitais, aplicando medicamentos prescritos,
curativos, instalações e teses, coletando material para exame laboratorial,
vacinações e outros tratamentos, para reduzir o absenteísmo profissional;
– Organiza e administra o setor
de enfermagem da empresa, provendo pessoal e material necessários, treinando e
supervisionando auxiliares de enfermagem do trabalho, atendentes e outros, para
promover o atendimento adequado às necessidades de saúde do trabalhador;
– Treina trabalhadores,
instruindo-os sobre o uso de roupas e material adequado ao tipo de trabalho,
para reduzir a incidência de acidentes;
– Planeja e executa programas de
educação sanitária, divulgando conhecimentos e estimulando a aquisição de
hábitos sadios, para prevenir doenças profissionais, mantendo cadastros
atualizados, a fim de preparar informes para subsídios processuais nos pedidos
de indenização e orientar em problemas de prevenção de doenças profissionais.
O que faz o Auxiliar de Enfermagem do trabalho?
– Desempenha tarefas similares às
que realiza o auxiliar de enfermagem, em geral, porém atua em dependências de
fábricas, indústrias ou outros estabelecimentos que justifiquem sua presença.