COVID-19: AÇÕES DE PREVENÇÃO
A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas de Palotina e Região – Sintrascoopa, vem a público divulgar as ações de prevenção que a cooperativa C.Vale colocou em prática com o objetivo de prevenir a contaminação do Covid-19.
MEDIDAS DE PROTEÇÃO DA SAÚDE
1. Higienizar frequentemente as mãos, preferencialmente com álcool em gel na ausência de sujidades visíveis, por tempo mínimo de 20 segundos;
2. Na presença de sujidades visíveis, lavar com água e sabão pelo tempo mínimo de 40 segundos, secando em seguida com toalhas de papel descartáveis;
3. Reforçar a higienização das mãos antes e após o contato com alimentos, após o uso das instalações sanitárias e após o contato com superfícies em locais públicos (maçanetas das portas, botões de elevador, transportes públicos, entre outras);
4. Usar lenços/toalhas de papel (de utilização única) para assoar o nariz e descartá-los imediatamente, higienizando as mãos em seguida;
5. Quando tossir ou espirrar, fazer isso utilizando um lenço/toalha de papel (de utilização única). Quando não tiver lenço de papel, prefira utilizar o braço para cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar;
6. Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca, principalmente, se as mãos não tiverem sido higienizadas;
7. Promover o distanciamento social, nomeadamente, não permanecendo em locais muito frequentados e fechados, sem absoluta necessidade;
8. Evitar cumprimentos com contato físico;
9. Limpar com frequência as superfícies e equipamentos de contato (teclado, bancadas, balcões, mesas, telefones, entre outros);
10. Em caso de surgimento de algum sintoma, como tosse, febre ou dificuldade respiratória, reduzir os contatos sociais, permanecendo em domicílio até a melhora dos sintomas, e em caso de agravamento procurar o mais breve possível o serviço de saúde. Essa recomendação é somente em caso de agravamento de sintomas.
MEDIDAS DE HIGIENE AMBIENTAL
Dado que, em condições ideais, o vírus pode permanecer ativo em superfícies durante alguns dias, é essencial sua limpeza e desinfecção:
1. A frequência da limpeza e desinfecção de superfícies (tampos de mesas, teclados, corrimãos, maçanetas de portas, botões de elevador) deve ser intensificada;
2. A higienização e limpeza das superfícies devem ser adequadas ao tipo de revestimento e devem ser realizadas, preferencialmente, com detergente desengordurante, seguido de desinfetante, tais como: “água sanitária” (solução de hipoclorito de sódio), contendo 1.000 ppm de cloro ativo, ou com álcool a 70%. O uso de detergentes e desinfetantes deve estar de acordo com as recomendações do fabricante quanto à quantidade, diluição e tempo de contato;
3. Disponibilizar água, sabonete líquido e toalhas de papel para secagem das mãos em todas as instalações sanitárias e outros pontos de lavagem das mãos;
4. É fundamental que todos nós zelemos pelo material de higiene contido nos dispensores de álcool-gel, para que não haja desperdícios desnecessários, procurando mantê-los abastecidos para o uso consciente;
5. Incentivar o uso pessoal de solução antisséptica de base alcoólica a 70% (álcool em gel a 70%) ao entrar e sair dos edifícios, zona de maior aglomeração de pessoas, e outros locais que se justifiquem quer pelo número de pessoas, quer pelo contato, quer pela distância aos pontos de higienização;
6. Os resíduos que resultem da higienização do ambiente podem ser descartados como habitualmente já é feito.
MEDIDAS ESPECÍFICAS PERANTE UM CASO SUSPEITO
Qualquer pessoa com sinais e sintomas (febre, tosse ou dificuldade respiratória) e vínculo epidemiológica (possível contato com caso confirmado ou história de viagem para áreas com transmissão) deve afastar-se de suas atividades e, se necessário, dirigir-se até uma unidade básica de saúde mais próxima à sua residência.
MEDIDAS RELATIVAS À CONTINUIDADE DOS SERVIÇOS
Os serviços de atendimento ao público devem:
1. Preferir outro tipo de atendimento que não o presencial, como telefônico, por correio eletrônico ou outro;
2. Procurar cumprir as medidas básicas de higiene, sendo que os responsáveis máximos dos serviços devem assegurar que os seus trabalhadores tenham conhecimento das mesmas e os meios adequados para colocá-las em prática.
3. Tanto quanto possível, criar condições e permitir o regime de teletrabalho a todos.
DEFINIÇÃO DOS MEIOS DE DISTRIBUIÇÃO DE INFORMAÇÃO AO PÚBLICO-ALVO
1. Consagrar o sistema de e-mail como meio privilegiado de comunicação interna;
2. Secundar esses meios com a utilização das redes sociais (nomeadamente Facebook, Instagram e LinkedIn), que servirão também, pela sua natureza, como meios de comunicação externa.
DESENVOLVIMENTO DE CAMPANHAS INTERNAS DE INFORMAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO
1. Reforçar campanhas de informação pública sobre métodos de transmissão e cuidados em vias de evitar contágios entre o público-alvo do Plano de Contingência;
2. Privilegiar o recurso aos meios de comunicação digitais, redes sociais, para garantir maior rapidez na execução;
3. Desenvolver os materiais com base na informação oficial.