CAMPANHA SALARIAL 2023: Trabalhadores em cooperativas aprovam Rol de Reivindicações
No último domingo, dia 21 de maio, ocorreu o 21º Congresso de Trabalhadores em Cooperativas do Paraná. O evento, que foi realizado de forma virtual, contou com a participação dos trabalhadores, que puderam votar de forma digital para aprovação do rol de reivindicações para a campanha salarial de 2023. Representantes das delegacias do Sintracoop e do Sintrascoopa marcaram presença no evento, assim como toda a diretoria dos sindicatos e representantes da Fenatracoop.
Durante uma assembleia, o documento foi lido e aprovado por expressivos 89% dos trabalhadores presentes, refletindo a união e o engajamento da categoria nas discussões sobre seus direitos. O rol de reivindicações, que é o ponto de partida para o início das negociações, será protocolado no sindicato patronal das cooperativas Fecopar, nesta segunda-feira (22/05). Dentre os itens discutidos no rol de reivindicações, destacam-se o reajuste salarial de 7% e o piso salarial da categoria, além de questões relacionadas a benefícios sociais e saúde e segurança no trabalho.
O presidente da Fenatracoop Mauri Viana Pereira enfatizou a importância da participação ativa dos trabalhadores e agradeceu a presença de todos. Ele também abordou os desafios das relações de trabalho e dos acordos coletivos para o ano corrente. “O nosso congresso reuniu trabalhadores de diversas cooperativas, proporcionando um espaço de diálogo, deliberação e fortalecimento da classe trabalhadora. As discussões e reivindicações levantadas durante o evento servirão como base para o efeito das condições de trabalho e benefícios para os trabalhadores do estado no ano de 2023 e nós esperamos que seja uma negociação benéfica para todos”, ressaltou Mauri Viana.
Durante o Congresso, também foi discutido sobre o programa "Turismo do Trabalhador". A delegada sindical Fabíola Viana falou sobre a reformulação do programa para 2023, com novos pacotes de viagens e destinos. “Nós da equipe de coordenação do programa, eu, Raphael e André, juntos nos dedicamos para que essas viagens façam realmente diferença na vida do trabalhador e de suas famílias com destinos incríveis e valores que com certeza cabem no orçamento familiar”, explicou.
Além disso, a Dra. Adriana Lopes Gomes, coordenadora do programa de saúde do trabalhador, falou sobre os benefícios que esse programa tem trazido para os trabalhadores, como melhoras nas dores, tratamentos pós-covid, tratamento de vicio e obesidade e a redução dos atestados médicos e de doenças ocupacionais. Ela enfatizou a importância do projeto de acupuntura auricular móvel para os trabalhadores, bem como os novos tratamentos oferecidos pelas unidades, que são atendidos por uma equipe multidisciplinar e agora contam com Bioressonância, Hipnose e Regressão de Memórias, Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Educação Física, Biomedicina, Terapias Holísticas e Neurociência, juntamente com o controle específico de exames rápidos como exame de glicemia, aferição de pressão arterial e otoscopia.
Além das palestras e apresentações, foram realizados sorteios de prêmios para os trabalhadores presentes. Vinte prêmios em dinheiro no valor de 500 reais foram sorteados, juntamente com quinze pacotes de viagens para Foz do Iguaçu, com direito a acompanhante.