SINTRASCOOPA: Sindicato entra na luta contra o mosquito transmissor da dengue

SINTRASCOOPA: Sindicato entra na luta contra o mosquito transmissor da dengue SINTRASCOOPA_DENGUE

A situação da Dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti em todo o país exige seriedade e comprometimento de toda a população. Em Palotina são mais de 70 casos de dengue confirmados.
Com isso, a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas de Palotina e Região – Sintrascoopa resolveu entrar na luta contra o mosquito Aedes Aegypti. “Todos nós podemos ser vítimas, a qualquer momento, mas as pessoas com maior vulnerabilidade, como gestantes, crianças e idosos, são os que correm mais risco de quadros graves ou morte. Por isso estamos convocando os trabalhadores em cooperativas para vistoriarem toda semana as suas casas, principalmente seus quintais e varandas, para eliminar possíveis criadouros do mosquito”, ressalta do dirigente sindical Nivair de Castro de Souza.
De acordo com Nivair é preciso que todos, reserve pelo menos 15 minutos na semana para procurar pontos de acúmulo de água em suas casas e eliminar esses focos. Para combater o mosquito é necessário eliminar os criadouros ou modificá-los, impedindo que sirvam para a proliferação do mosquito.

CRIADOUROS
Os locais onde o mosquito costuma colocar seus ovos e que devem ser checados são: piscinas, caixas d’água, calhas, bandejas de ar-condicionado, pratinhos de plantas, os próprios vasos, garrafas PET e de vidro, baldes, saquinhos plásticos, pneus e lonas. Na luta contra a dengue é recomendado aos moradores, colocarem areia nos pratinhos de planta; manter garrafas sempre viradas para baixo; guardar pneus em locais cobertos; jogar no lixo todo objeto que possa acumular água parada e verificar se a caixa d’água está bem fechada. Essas simples práticas, podem salvar vidas!