SINTRASCOOPA: Mais do que um simples sindicato

SINTRASCOOPA: Mais do que um simples sindicato NIVAIR

Prestar serviços, buscar qualidade de vida e ser um instrumento de auxilio e estar pronto a servir. Lutar e defender conquistas e ser o representante trabalhista perante os patrões, sempre foi o papel fundamental dos sindicatos. Mas, além de cumprir arisca esse papel, o Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas de Palotina e Região – Sintrascoopa, com sede localizada na Rua 1º de Maio, 1054, centro de Palotina, ainda busca oferecer aos trabalhadores e seus dependentes, diversas outras atividades que visam melhorar ainda mais a sua qualidade de vida.
Entra as atividades desenvolvidas pelo Sintrascoopa se destaca o salão de beleza do sindicato que em 2020 atendeu 3.572 pessoas. Sendo 2.536 masculino e 1.036 feminino. Além do salão de beleza, o sindicato Sintrascoopa também oferece aos trabalhadores em cooperativas e seus dependentes o atendimento psicológico. Nessa área, em 2020 foram atendidas mais de 480 pessoas.
Se junta a isso o beneficio do empréstimo consignado que é feito junto à cooperativa de crédito Sicredi. Segundo dados da equipe do Sintrascoopa, em 2020 foram liberados para os trabalhadores o valor de R$ 4.022.699,08 que aqueceram o comércio local e regional. Seguindo a linha de servir, o dirigente sindical Nivair de Castro Souza, que está a frente dos trabalhos e atividades realizadas pelo Sintrascoopa, ressalta também sobre o programa Saúde do Trabalhador que através de uma unidade móvel disponibilizada aos trabalhadores o atendimento com a técnica da acupuntura. Segundo ele, esse programa ficou prejudicado em 2020 devido à pandemia do novo coronavírus.
Além disso, o sindicato também disponibiliza um advogado que atende gratuitamente os trabalhadores em cooperativas. Um profissional da advocacia fica no período comercial na sede do Sintrascoopa na Rua Primeiro de Maio, 1054 e está à disposição dos trabalhadores. Nivair releva que este tipo de atendimento é de suma importância e que os trabalhadores deveriam utilizar mais. “O advogado Dr. Ivânio Baldicera atende de segunda a sexta-feira em horário comercial aqui no sindicato e está à disposição dos trabalhadores para os mais diversos serviços que necessitarem”, afirma Nivair.