SINTRASCOOPA: Convenção prevê estímulo ao estudo

SINTRASCOOPA: Convenção prevê estímulo ao estudo estudantes

A prática dos estudos na vida das pessoas deve ser levada a sério, para se ter um futuro melhor. O estudo é importante é uma ferramenta indiscutível que levaremos para o resto da vida. Uma pessoa com estudos é como uma águia, ágil e forte que ao olhar para o horizonte verá grandes oportunidades, será dona dos céus, será feliz, dominará grandes vales, e terá o mundo ao seu favor. Sabedores da importância dos estudos na vida das pessoas, a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas de Palotina e Região - Sintrascoopa fez questão de colocar um item que fala exclusivamente sobre a educação na Convenção Coletiva de Trabalho firmada com o sindicato patronal das cooperativas. No item, estímulo ao estudo prevê que as cooperativas subsidiarão total ou parcial os custos de formação escolar, ensino Médio, cursos Técnicos, Graduação, Pós-Graduação, Mestrado ou Doutorado de seus empregados. No item fica estipulado o porcentual que as cooperativas deve disponibilizar aos trabalhadores para que os mesmo tenham condições de concluírem ou aperfeiçoar seus estudos. Para os trabalhadores que estiveram cursando o ensino fundamental, as cooperativas devem repassar 3 %, cursos superior 10% e 15% para pós-graduação doutorado e mestrado. O item também fala sobre licença ao estudante. Para o trabalhador que esteja cursando a ultima fase ou tenha concluído o segundo grau, a cooperativa concederá licença remunerada de dez dias para exames vestibulares. Já na hipótese de o funcionário estar cursando o primeiro grau, segundo grau, técnico ou terceiro grau, e o mesmo comprovar que precisa sair antes do horário de trabalho, estas horas serão abonadas. “Esse é o nosso papel, articular junto as cooperativas o maior número possível de benefícios aos companheiros trabalhadores em cooperativas”, afirma o presidente do Sintrascoopa Mauri Viana Pereira.