Conteúdo

SINTRACOOP: Trabalhadores em cooperativas de Toledo participam de tratamento com acupuntura

SINTRACOOP: Trabalhadores em cooperativas de Toledo participam de tratamento com acupuntura WhatsApp Image 2020-02-10 at 16

Com a finalidade de ajudar a melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores em cooperativas e seus dependentes, o sindicato Sintracoop com o total apoio da Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil – Fenatracoop, está realizando na cidade de Toledo o programa Saúde do Trabalhador.
A secretaria do Trabalho e Emprego impõe como regra a todas as empresas que sejam realizados exames de saúde na admissão, demissão e periodicamente com objetivo de resguardar a qualidade de vida do trabalhador. Mas atualmente a saúde ocupacional vai muito além de exames e consultas, é preciso pensar a longo prazo, em prevenção e principalmente ter a sensibilidade com o valor da saúde e os cuidados que se deve ter.
Pensado nisso, a Fenatracoop desenvolveu em 2017 o programa saúde do trabalhador. Através do programa, duas unidades móveis levam tratamento de acupuntura gratuita diretamente nos locais de trabalho, um projeto ousado que tem trazido inúmeros benefícios não só para os trabalhadores, mas também para as cooperativas. “É uma opção de tratamento rápido de respostas eficazes na melhora da qualidade de vida dos trabalhadores. As sessões duram em torno de 10 minutos a cada 15 dias. Não atrapalha a produção e garante um trabalhador disposto e saudável, diminuindo, inclusive, o número de atestados médicos e de doenças ocupacionais”, revela o presidente da Fenatracoop e do Sintracoop, Mauri Viana Pereira. 
Para o Delegado Sindical, responsáveis pelas atividades realizadas em Toledo e região, Anderson de Castro, o tratamento de acupuntura demonstra toda a preocupação que o sindicato e a federação tem com relação ao bem estar dos trabalhadores. “Além de lutar por melhores salários, melhores condições nos locais de trabalho, o bem estar dos trabalhadores em cooperativas e seus familiares também fazem parte do nosso trabalho”, afirma Anderson.

TÉCNICA MILENAR
A acupuntura é uma especialidade que foi desenvolvida na China há mais de cinco mil anos e compõe a medicina tradicional chinesa. A acupuntura parte do princípio de que o estímulo da agulha pode provocar uma carga elétrica que desencadeia potenciais de ação para reequilibrar o sistema neurofisiológico ou a função do núcleo olivococlear. “Estímulos de acupuntura em pontos específicos tratam de evocar uma resposta do organismo para resolver uma situação clínica específica para recuperar a saúde ou para prevenir a doença. Esse resultado deve-se à estimulação incremental de processos regenerativos, normalização das funções orgânicas de regulação e controle, modulação da imunidade e de promoção de analgesia”, ressalta a Drª. Adriana Lopes, acupunturista responsável pelo programa Saúde do Trabalhador.

Galeria


Notícias Relacionadas: