SINTRACOOP: Sindicato vai comemorar Bodas de Prata em 2017

SINTRACOOP: Sindicato vai comemorar Bodas de Prata em 2017 Em reunião dirigentes sindicais dos sindicatos: Sintracoop e Sintrascoopa definiram a data do recesso de fim de ano e atividades e ações para 2017

A história da luta dos trabalhadores e dos sindicatos no Brasil é rica, pois foi marcada por vitórias e por momentos de enormes dificuldades. O saldo é positivo, porém os benefícios não caíram do céu e nem foram dados pelos patrões. São conquistas decorrentes dos grandes confrontos travados pelos sindicatos dos trabalhadores. Entre as conquistas podemos mencionar a jornada semanal de 44 horas, estabilidade da gestante, conjunto de normas regulamentadoras sobre saúde e segurança nos locais de trabalho, férias de 30 dias e mais um terço, 13º salário, obrigatoriedade de a empresa fazer a rescisão do contrato de trabalho no sindicato ou na DRT para o empregado com mais de um ano de casa, multa de 40% sobre o saldo do FGTS entre tantas outras.
Fundado em 13 de dezembro de 1992, o Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas das regiões Norte, Norte Velho, Noroeste e Médio Oeste do Paraná – Sintracoop, comemora em 2017, seus 25 anos de existência. Uma história marcada por muitas lutas, embates judiciais, mas acima de tudo, a história do Sintracoop é marcada por muitas conquistas. Sendo o primeiro Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas do Estado e do País, a entidade sindical abriu as portas para que a categoria se organizasse em todo o Brasil.

REUNIÃO
Para deliberarem diversos assuntos de interesse da categoria, o presidente do Sintracoop, do Sintrascoopa e também presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil – Fenatracoop, Mauri Viana Pereira reuniu na tarde da última segunda-feira dia 21 de novembro, os dirigentes sindicais para uma reunião de trabalho que aconteceu na sede do Sintracoop na cidade de Londrina. Durante a reunião foi deliberado e definido diversos assuntos e atividades que devem ser colocadas em pratica a partir do próximo ano. O primeiro assunto em pauta foi com relação ao recesso de final de ano. Depois de muitas ponderações e justificativas, os sindicalistas definiram encerrar as atividades deste ano de 2016 no dia 19 de dezembro e voltando com as atividades normais no dia 20 de janeiro de 2017. Os lideres sindicais também definiram a data para a realização da assembleia para retirada do Rol de Reivindicações que vai compor a campanha salarial 2017/2018 da categoria. O evento sindical acontece no dia 14 de abril de 2017 a partir das 19:30 na sede do Sintracoop na cidade de Campo Mourão. “Vamos reunir a categoria para deliberarmos e aprovarmos os itens do nosso Rol de Reivindicações que será encaminhado às cooperativas dando assim início a campanha salarial 2017/2018 da categoria”, revela Mauri Viana Pereira ao mencionar que durante a assembleia com os trabalhadores será definido também, as datas das reuniões de negociações entre os representantes dos trabalhadores e o sindicato patronal das cooperativas. Outro assunto que também esteve na pauta da reunião foi o projeto ‘Turismo do Trabalhador’ que será colocado em pratica a partir do mês de março de 2017. Mauri Viana ressalta que, tudo está sendo estudado e preparado para que os trabalhadores tenham condições de passar, pelo menos uma semana de suas férias com a família. Para isso o projeto prevê, em parceria com a secretária de estado de Educação a liberação dos alunos sem prejuízos escolar, dentro do programa denominado ‘Semana do Saco Cheio’. Outra situação é com relação ao preço do pacote de turismo e a formula de pagamento. O projeto vai proporcionar, por exemplo, que os trabalhadores e suas famílias, tenham condições de passar uma semana no Hot Park Pausado do Rio Quente em Goiás. “Um programa deste custa hoje cerca de R$ 11,7 mil para o marido, esposa e dois filhos, mas pelo projeto ‘Turismo do Trabalhador’ vai custar R$ 2,2 mil, incluso o transporte, hospedagem e alimentação. Outro fator importante é que os trabalhadores poderão parcelar o valor em até 10 vezes de R$ 220,00”, revela Viana.

CONGRESSO FESTIVO
Para comemorar as Bodas de Prata, 25 anos do sindicato Sintracoop, os dirigentes sindicais aprovaram a realização de um Congresso Festivo que vai reunir os trabalhadores em cooperativas das regiões: Norte, Norte Velho, Noroeste e Médio Oeste do Paraná. O evento será realizado no dia 10 de dezembro de 2017, na cidade de Toledo. Os sindicatos: Sintracoop e Sintrascoopa são responsáveis por representar cerca de 34 mil trabalhadores em cooperativas do estado do Paraná.