Sindicato é o legitimo defensor dos trabalhadores na sua base

Sindicato é o legitimo defensor dos trabalhadores na sua base Presidente da Fenatracoop e vice-presidente da Nova Central, Mauri Viana Pereira comemora o fortalecimento da categoria dos trabalhadores em cooperativas no Brasil

O sindicato dos trabalhadores é uma associação que reúne pessoas de um mesmo segmento profissional. Tem a representação legal de sua categoria perante as autoridades administrativas judiciais o sindicato defende os interesses coletivos da categoria ou individuais dos seus integrantes. Participando como parte nos processos judiciais em dissídios coletivos destinados a resolver os conflitos jurídicos ou de interesses. O movimento sindical tem um papel fundamental na organização do movimento social do povo brasileiro. A sociedade brasileira utilizou, principalmente no século passado, e utiliza muito do movimento sindical como instrumento de resistência, reivindicação e organização de suas demandas. “O sindicato continua sendo um dos principais instrumentos do movimento social brasileiro tanto para resistência quanto para conquistas de direitos. Além da disputa de poder, seja pela via democrática ou pela superação do modo de produção. As principais lutas das classes trabalhistas ocorreram por meio de movimentos sindicais, e vão continuar ocorrendo”, revela o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil – Fenatracoop e vice-presidente da Nova Central Sindical – NCST, Mauri Viana Pereira. De acordo com Viana, há tempo que a Fenatracoop vem travando uma verdadeira luta na Justiça do Trabalho para obter a legalização dos sindicatos que representam os trabalhadores em cooperativas. “Conseguimos na justiça o registro sindical para Chapecó – SC, onde representa os trabalhadores das cooperativas: Aurora, Alfa, entre outras cooperativas, conseguimos também o registro sindical para os estados do Mato Grosso, Mato Grasso do Sul e para o Distrito Federal. Fundamos o sindicato dos trabalhadores no estado de Rondônia, vamos assumir o sindicato em Alagoas na região Nordeste do Brasil, onde vamos também fundar o sindicato na Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e no estado do Rio Grande do Sul, fechando o ciclo com a existência de 29 sindicatos de trabalhadores em cooperativas”, afirma o presidente da Fenatracoop ao mencionar que essa ação demonstra a força e a capacidade de organização da categoria dos trabalhadores em cooperativas no Brasil.