SAÚDE DO TRABALHADOR: Unidade Móvel leva atendimento com Acupuntura nas cooperativas WhatsApp Image 2017-11-24 at 09

Os trabalhadores em cooperativas das regiões: Norte, Noroeste e Médio Oeste do estado do Paraná, base de atuação dos sindicatos: Sintrascoopa e Sintracoop, contam com uma Unidade Móvel. Trata-se de um ônibus totalmente equipado que leva até os locais de trabalho, atendimento com a técnica de Acupuntura.  “Esse é mais um das séries de benefícios que procuramos oferecer aos trabalhadores em cooperativas”, revela o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil – Fenatracoop e presidente do sindicato Mauri Viana Pereira.
Na última quinta-feira (23/11), a Unidade Móvel esteve percorrendo as cooperativas na cidade de Ubiratã. De acordo a Diretora de Formação da Fenatracoop e responsável pelos trabalhos do sindicato Sintracoop em Ubiratã e região, Maria José Santos Pereira, a Lia como é carinhosamente conhecida, o atendimento com Acupuntura vem atender uma reivindicação dos trabalhadores que tem comparecido em massa nos dias das sessões. “Os trabalhadores aprovaram o tratamento com Acupuntura, isso fica bem claro devido a grande procura pelo tratamento”, afirma Lia.
Na Unidade Móvel, o tratamento com a técnica de Acupuntura Auricular é ministrada por duas profissionais: Adriana Ravaneda e Sueli Regina Ramos. Segunda Adriana, ao contrário da medicina tradicional ocidental, que combate a doença apenas quando ela demonstra sintomas, de forma invasiva e com remédios potentes, a medicina tradicional oriental, da qual a Acupuntura Auricular faz parte, sempre preza pela manutenção da saúde, trabalhando com tratamentos mais naturais e com um conceito muito mais preventivo. Dentro da Acupuntura Auricular, existem diversas escolas e possibilidades de exploração dos chamados pontos de pressão auriculares. Da mesma forma que a acupuntura tradicional, a acupuntura auricular faz um verdadeiro mapa, limitando-se, porém, apenas à orelha. Algumas escolas de acupuntura auricular, inclusive, não usam agulhas, usando sementes para pressionar os pontos chaves e criar a alteração necessária para a melhoria da saúde.
O presidente da Fenatracoop e do sindicato Sintracoop, Mauri Viana esteve acompanhando de perto o inicio dos atendimentos na cidade de Ubiratã e fez questão de participar de uma sessão. “Estamos sempre atentos e procurando colocar em prática projetos e atividades que ajudam a melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores em cooperativas e seus dependentes”, ressalta Mauri.
Em Ubiratã a Unidade Móvel esteve nas cooperativas: Unitá, Coagru e Integrada. “Lembrando que os atendimentos acontecem de 15 em 15 dias sempre as quintas-feiras, os trabalhadores podem marcar seu horário ligando no sindicato (44) 3543-5414 ou (44) 99741-6592”, finaliza Lia.