‘SAÚDE DO TRABALHADOR’: Programa visa à prevenção e a reabilitação dos trabalhadores De 2017 até o momento, a Unidade Móvel da acupuntura já realizou mais de 25 mil atendimento

A preocupação com a saúde dos trabalhadores e os impactos que a falta de prevenção e cuidados são inúmeros e atingem todo o processo produtivo. A legislação trabalhista vigente, impõem como regra a todas as empresas que sejam realizados exames de saúde na admissão, demissão e periodicamente como objetivo de resguardar a qualidade de vida dos trabalhadores. Mas atualmente a saúde ocupacional vai muito além de exames e consultas, é preciso pensar a longo prazo, em prevenção e principalmente ter a sensibilidade com o valor da saúde e dos cuidados com ela. “Como a qualidade de vida está diretamente relacionada à produtividade dos trabalhadores, é fator determinante investir na sua saúde e na segurança no seu ambiente de trabalho. Estamos acompanhando e fiscalizando para que as cooperativas cumpram o que diz a lei. Mas não é só isso, entendemos que o sindicato dos trabalhadores também tem o dever de investir em meios alternativos que busquem condições para o bem-estar dos trabalhadores”, revela o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil – Fenatracoop Mauri Viana Pereira.
Foi com essa visão e pensamento que a Fenatracoop elaborou e colou em prática em novembro de 2017 o programa ‘Saúde do Trabalhador’. Através do programa, uma Unidade Móvel totalmente equipada, leva tratamento de acupuntura auricular gratuito diretamente nos locais de trabalho. Trata-se de um projeto ousado e que tem trazido inúmeros benefícios, não só para os trabalhadores, mas também às cooperativas. “A acupuntura é uma opção de tratamento rápido de respostas eficazes na melhora da qualidade de vida dos trabalhadores. Uma sessão dura em torno de 10 e o tratamento é feito de 15 em 15 dias. Não atrapalha a produção e garante um trabalhador mais disposto e saudável, diminuindo, inclusive, o número de atestados médicos e de doenças ocupacionais”, explica Viana.
A unidade Móvel tem a capacidade de atender 2000 trabalhadores por mês. De acordo com responsáveis, o programa já possui uma extensa lista de espera, o que fez a entidade sindical se mobilizar para providenciar mais uma unidade de atendimento. “Temos recebido um retorno de satisfação muito grande com relação ao tratamento de diversas patologias, com relatos de maior disposição, melhora do humor devido a ausência de dores e melhor qualidade do sono. Estamos trabalhando para ampliar o programa e assim conseguir atender um número ainda maior de trabalhadores. Por conta dos resultados, cerca de 80% de cura, a procura te aumentado, o que comprova que este programa, ‘Saúde do Trabalhador’, tem apresentado respostas positivas e satisfatória para todos”, afirma acupunturista responsável pelo programa Drª Adriana Lopes Gomes.