Recursos do FGTS financia obras no país

Recursos do FGTS financia obras no país Mauri Viana é Conselheiro titular do FGTS

Todo trabalhador brasileiro com contrato de trabalho formal, regido pela CLT, e também trabalhadores rurais, temporários, avulsos, safreiros e atletas profissionais têm direito ao FGTS. O diretor não-empregado e o empregado doméstico podem ser incluídos no sistema FGTS, a critério do empregador. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS foi criado em 1967 pelo Governo Federal para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. O FGTS é constituído de contas vinculadas, abertas em nome de cada trabalhador, quando o empregador  efetua o primeiro depósito. O saldo da conta vinculada é formado pelos depósitos mensais efetivados pelo empregador, equivalentes a 8,0% do salário pago ao empregado, acrescido de atualização monetária e juros. Com o FGTS, o trabalhador tem a oportunidade de formar um patrimônio, que pode ser sacado em momentos especiais, como o da aquisição da casa própria ou da aposentadoria, e em situações de dificuldades, que podem ocorrer com a demissão sem justa causa ou no caso de algumas doenças graves.

OBRAS
Há muito tempo o Conselho Curador do FGTS, vem liberando recursos para financiar programas de habitação, saneamento básico e infraestrutura. As obras do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, por exemplo, são todas realizadas com recursos do FGTS. “A classe trabalhadora é responsável pela realização da grande maioria das obras realizada no país”, revela o líder sindical Mauri Viana Pereira que representa os trabalhadores no conselho que é formado por um colegiado tripartite composto por entidades representativas dos trabalhadores, dos empregadores e representantes do Governo Federal.