PROGRAMA: Habitação é novo desafio da Fenatracoop e dos sindicatos

PROGRAMA: Habitação é novo desafio da Fenatracoop e dos sindicatos zeca-debate

A Fenatracoop ao longo de seus 11 anos tem buscado trazer não só benefícios salariais e qualidade de vida nas cooperativas, mas também tem investido em projetos que trazem conforto e bem-estar aos seus associados, como programa turismo do trabalhador e agora com um programa habitacional que, através de diversas parcerias, vai possibilitar a construção de casas a preços acessíveis, financiados pelo Fundo de Garantia do tempo de Serviço – FGTS, realizando o sonho de milhares de trabalhadores de conquistar a casa própria.
O programa Habitação de Qualidade para o Trabalhador Sindicalizado – Habitrabs, foi idealizado pelo presidente da Fenatracoop, Mauri Viana Pereira, com o intuito de possibilitar que todos os trabalhadores sindicalizados – tanto da iniciativa privada quanto os servidores púbicos – possam comprar uma casa com preços subsidiados com recursos do ‘Minha Casa, Minha Vida’ e da Fenatracoop. Na próxima sexta-feira (11), Mauri Viana Pereira, que é membro do Conselho Curador do FGTS, juntamente com Paulo Carvalho, que também é conselheiro do FGTS e o presidente do Sintracoop – MT, Fabio Viana, estarão em Cuiabá a convite do deputado estadual Zeca Viana (PDT-MT), para debater a implantação do programa no Estado do Mato Grosso.
“Nós temos uma previsão de milhares de casas para nosso estado, desde que os prefeitos se adequem e apresentem os documentos que o FGTS exige. Nós estamos trabalhando em vários municípios e eu estou vendo uma vontade muito grande dos nossos gestores”, disse Zeca, explicando que a ideia da reunião é detalhar os requisitos para adesão ao Habitrabs. O programa no Mato Grosso é gerenciado pelo sindicato dos trabalhadores em cooperativas do estado – Sintracoop – MT. “Nós sabemos do déficit de moradia que temos em nosso estado e da necessidade de moradia de qualidade dos nossos trabalhadores. Então, por intermédio da Fenatracoop, nós tivemos acesso ao conselho curador do FGTS que é onde está o dinheiro para construção de moradias”, explica Zeca.
Mauri Viana esclareceu ainda que o programa vai ser desenvolvido em todo o país, através dos sindicato filiados e a Fenatracoop em parceria com estados e municípios. “Há um bom tempo estamos estudando uma forma de cobrir o déficit habitacional que existe entre os trabalhadores em todo o Brasil, por isso buscamos parcerias para desenvolver e subsidiar o projeto que está saindo do papel e conquistando muitos adeptos. Temos visto os trabalhadores bastantes satisfeitos com essa iniciativa”, explicou Mauri.
No Paraná, o Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas de Palotina e Região – Sintrascoopa, já firmou uma parceria para viabilizar a realização do sonho da casa própria. Estão sendo construídas duas unidades para avaliação e aprovação do método construtivo, como parte das exigências para financiamento. A construtora está realizando os acabamentos finais nas duas casas. Assim que a Caixa der a autorização, serão construídas 300 unidades habitacionais na cidade de Francisco Alves (PR).  Os interessados em realizar o sonho da casa própria, já devem entrar em contato com o sindicato, localizado na Rua 1º de Maio, 1054 ou pelo telefone (44) 3649-3977. Munidos da seguinte documentação:
– Os 3 últimos contracheques (Holerites)
– RG e CPF
– Certidão de nascimento ou casamento
– Comprovante de residência
– Documentos pessoais dos dependentes

As imagens refletem exatamente como vão ficar as casas depois de prontas, inclusive os moveis.