Pedágios Paraná: governador anuncia que haverá redução nas tarifas

Pedágios Paraná: governador anuncia que haverá redução nas tarifas Paraná tem os pedágio mais caro do Brasil

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quarta-feira (13) que o governo federal licitará as concessões de rodovias que formam o Anel de Integração inclusive os trechos estaduais, cujos contratos expiram em 2021, e que haverá uma redução de até 50% no valor das tarifas cobradas nos pedágios do Paraná.

PEDÁGIOS PARANÁ
Ainda conforme o governador, além da redução dos valores cobrados, obras de modernização das estradas deverão ser executadas, como as duplicações que não foram feitas e implantação de contornos rodoviários, principalmente nas maiores cidades cortadas pelo Anel de Integração.

COMITÊ DE TRABALHO
Ele também declarou que um comitê de trabalho será formado por representantes do Estado e do governo federal para tratar das concessões dos pedágios paranaenses. A primeira reunião conjunta deve acontecer até a próxima semana.
Segundo o governador Ratinho Junior, a decisão de trabalhar as futuras concessões em conjunto com a União vai agilizar o processo. Ele acrescentou que a perspectiva é fazer as licitações em 2020, mesmo que os atuais contratos se encerrem somente no final de 2021. “A Caixa Econômica Federal já tem um trabalho bem adiantado de concessões de rodovias em âmbito nacional, incluindo o Paraná”, disse o governador.

NOVOS TRECHOS
O comitê conjunto avaliará também a inclusão de outras rodovias importantes do Estado no novo programa federal de concessões de pedágios no Paraná, como a PR-323 no Noroeste, a PR-280 no Sudoeste e a PR-092, no Norte Pioneiro.
O secretário de Infraestrutura e Logística destaca que, independente da parceria com o governo federal, fechada durante uma recente reunião com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em Brasília, a pasta já iniciou estudos para melhoria das rodovias concedidas. “Em alguns trechos críticos, nós também vamos continuar investimentos e depois fazer a negociação com o governo federal”, ressaltou Sandro Alex.