PARANÁ: Superintendência fiscaliza jornada de trabalho dos caminhoneiros na BR 376 Operação Serra Segura em Tijucas do Sul resulta em 21 autuações

Auditores fiscais da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado do Paraná (SRTE/PR) participaram da Operação Serra Segura, realizada em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal do Paraná (PRF). A operação foi concentrada no posto Alto da Serra, em Tijucas do Sul, na BR 376, com apoio de órgãos federais, estaduais e municipais. A equipe dos fiscais do Trabalho averiguou itens quanto à saúde e segurança dos caminhoneiros, analisando a jornada de trabalho pelo tacógrafo, falta de registro, excesso de jornada, acomodações físicas adequadas e descansos obrigatórios. Durante a fiscalização, 40 motoristas foram abordados, originando 21 autuações. Segundo o coordenador da operação, o auditor Fabio Lantmann, a fiscalização teve por objetivo assegurar aos caminhoneiros e usuários das rodovias, mais segurança a partir do cumprimento da legislação trabalhista, visando evitar acidentes. A ação também fiscalizou as condições de segurança de trafegabilidade dos caminhões, com apoio de um diagnóstico técnico da concessionária da rodovia. Verificou ainda a documentação de porte obrigatório de cargas perigosas, aferição do cronotacógrafo, averiguação do uso de anabolizantes, entre outras.