NEGOCIAÇÕES SALARIAIS: Sindicatos investem em planejamento e estratégia

NEGOCIAÇÕES SALARIAIS: Sindicatos investem em planejamento e estratégia Trabalhadores do Sicoob do Distrito Federal aprovam o Acordo Coletivo de Trabalho, negociado pelo Sintracoop-DF

O modelo de sindicalismo de resultado implanto pela Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil – Fenatracoop e que tem sido aplicado pelos sindicatos filiados, a cada ano que passa vem se firmando cada vez mais e se transformando em benefícios e conquistas aos trabalhadores em cooperativas de várias regiões do Brasil.
As estratégias para conquistar melhores salários e condições adequadas de trabalho não vêm mais do radicalismo, nem de atitudes radicais. Planejamento e estratégias inteligentes e a participação dos trabalhadores, são essenciais para conquistas salariais, melhorias das condições de trabalho e para ampliar a força da entidade sindical. Implantamos o sindicalismo de resultado desde 2009 com o surgimento da Fenatracoop e as conquistas dos nossos sindicatos filiados, demonstram que estamos trilhando no caminho certo”, revela o presidente da Fenatracoop Mauri Viana Pereira.

DISTRITO FEDERAL
Na manhã desta sexta-feira (20/1), o Sindicato dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Distrito Federal – Sintracoop-DF, realizou no plenário da Confederação do Sicoob em Brasília, assembleia extraordinária onde os trabalhadores deliberaram e votaram o Acordo Coletivo de Trabalho negociando pelo sindicato. Depois de vários dias de reuniões e negociações, o Sintracoop-DF conquistou piso salarial para a categoria no valor de R$ 1.791,41. Vale Alimentação no valor de R$ 1.141,89 e um reajuste salarial de 8,57%. De acordo com o presidente do sindicato Waldir Ferreira, o índice também será aplicado nos benefícios, como por exemplo: vale alimentação, vale creche, entre outros.
A assembleia contou com a participação de 246 trabalhadores que votaram secretamente para aprovar ou não o Acordo Coletivo. O resultado das urnas demonstrou que o Sintracoop-DF realizou um bom trabalho acertando na sua estratégia de negociação. Com 219 votos a favor, 16 contra, 6 em brancos e 5 votos nulos, a grande maioria dos trabalhadores aprovaram o resultado das negociações. O Acordo negociado pelo sindicato prevê também o auxilio creche no valor de R$ 367,25 por filho com idade entre zero a 6 anos e 11 meses de idade, além de garantir um seguro de vida coletivo de 24 vezes o valor do salário de cada trabalhador.
O sindicato também garantiu no Acordo a implantação pelo Sicoob do Programa de Participação nos Resultados. “No modelo de sindicalismo de resultado implantado pela Fenatracoop, a participação dos trabalhadores é de suma importância. Ao sindicato cabe a responsabilidade de negociar o máximo de conquistas possíveis e a eles, a responsabilidade de aprovarem ou não o que foi negociado”, afirma Waldir Ferreira.