NA CONTRAMÃO DA CRISE: Sistema cooperativista cresce e matem linhas de investimentos reunião1 (Copy)

Contra a maré do mau desempenho dos principais indicadores da economia, o sistema cooperativista do país tem demonstrado sua coesão e sua força. Enquanto vários segmentos sofrem, as cooperativas anunciam crescimento. Exemplo claro é a cooperativa C.Vale no oeste do estado do Paraná que vai implantar o terceiro turno de abate de frangos e deve gerar, cerca de mais 1,2 empregos diretos. Técnicos da cooperativa estiveram reunidos na semana passada com dirigentes sindicais do Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas de Palotina e Região – Sintrascoopa para demonstrar aos representantes dos trabalhadores o planejamento da C.Vale, que deve concentrar esforças para que até o mês de junho deste ano esteja implantado e funcionando com força total. Para que isso aconteça e não prejudique os trabalhos que já estão sendo realizados, serão necessários alguns ajustes na linha de produção. De acordo com os técnicos da C.Vale, para que tudo ocorra normalmente e a cooperativa cumpra com seus compromissos, será necessário trabalhar alguns sábados durante este ano. Pelo o planejamento da cooperativa serão trabalhados 19 sábados durante 2017. Destes, nove serão trabalhados para compensar datas de feriados e 10 sábados serão pagos aos trabalhadores. “Não somos a favor de que se trabalhe aos sábados, mas devido a conjuntura e o planejamento de crescimento e desenvolvimento da cooperativa, essa será a nossa contrapartida. Os trabalhadores sempre estiveram somando com a cooperativa em todos os momentos. Esperamos que na hora certa isso seja reconhecido pela direção da C.Vale”, afirma o presidente do Sintrascoopa Mauri Viana Pereira ao mencionar que durante o encontro o responsável pelo setor de Recursos Humanos da cooperativa revelou que de janeiro a junho de 2017, a cooperativa tem como meta a contratação de 200 pessoas por mês. Durante a reunião ficou definido que a cooperativas estará divulgando nos locais de trabalho um calendário com as datas que haverá trabalho aos sábados.

SÁBADOS TRABALHADOS E PAGOS
Dia: 11/02/2017 (sábado), haverá expediente normal para os empregados do Abatedouro de Aves e INDAV;

Dia:
11/03/2017 (sábado), haverá expediente normal para os empregados do Abatedouro de Aves e INDAV;

Dia:
08/04//2017 (sábado), haverá expediente normal para os empregados do Abatedouro de Aves e INDAV;

Dia:
20/05/2017 (sábado), haverá expediente normal para os empregados do Abatedouro de Aves e INDAV;

Dia:
24/06/2017 (sábado), haverá expediente normal para os empregados do Abatedouro de Aves e INDAV;

Dia:
08/07/2017 (sábado), haverá expediente normal para os empregados do Abatedouro de Aves e INDAV;

Dia:
05/08/2017 (sábado), haverá expediente normal para os empregados do Abatedouro de Aves e INDAV;

Dia:
16/09/2017 (sábado), haverá expediente normal para os empregados do Abatedouro de Aves e INDAV;

Dia:
21/10/2017 (sábado), haverá expediente normal para os empregados do Abatedouro de Aves e INDAV;

Dia:
25/11/2017 (sábado), haverá expediente normal para os empregados do Abatedouro de Aves e INDAV;

As horas trabalhadas nestes dias, serão pagas com adicional de 50% sobre o valor da hora normal.

SÁBADOS TRABALHADOS E COMPENSADOS
Dia: 25/02/2017 (sábado), haverá expediente normal para os empregados do Abatedouro de Aves e INDAV; As horas trabalhadas neste dia serão compensadas no dia 27/02/2017 (segunda-feira), data anterior ao Carnaval.

Dia:
29/04/2017 (sábado), haverá expediente normal para os empregados do Abatedouro de Aves e INDAV; As horas trabalhadas neste dia serão compensadas no dia 12/05/2017 (sexta-feira).

Dia:
06/05/2017 (sábado), haverá expediente normal para os empregados do Abatedouro de Aves e INDAV; As horas trabalhadas neste dia serão compensadas no dia 11/08/2017 (sexta-feira).

Dia:
10/06/2017 (sábado), haverá expediente normal para os empregados do Abatedouro de Aves e INDAV; As horas trabalhadas neste dia serão compensadas no dia 16/06/2017 (sexta-feira), data posterior ao Corpus Christi.

Dia:
22/07/2017 (sábado), haverá expediente normal para os empregados do Abatedouro de Aves e INDAV; As horas trabalhadas neste dia serão compensadas no dia 24/07/2017 (segunda-feira), véspera de feriado do aniversário do município.

Dia:
02/09/2017 (sábado), haverá expediente normal para os empregados do Abatedouro de Aves e INDAV; As horas trabalhadas neste dia serão compensadas no dia 08/09/2017 (sexta-feira), data posterior ao feriado de Independência do Brasil.

Dia:
07/10/2017 (sábado), haverá expediente normal para os empregados do Abatedouro de Aves e INDAV; As horas trabalhadas neste dia serão compensadas no dia 13/10/2017 (sexta-feira), data posterior ao feriado do dia de Nossa Senhora Aparecida.

Dia:
11/11/2017 (sábado), haverá expediente normal para os empregados do Abatedouro de Aves e INDAV; As horas trabalhadas neste dia serão compensadas no dia 03/11/2017 (sexta-feira), data posterior ao feriado de dia de Finados.

Dia:
16/12/2017 (sábado), haverá expediente normal para os empregados do Abatedouro de Aves e INDAV; As horas trabalhadas neste dia serão compensadas no dia 26/12/2017 (terça-feira), data posterior ao feriado de Natal.