MERCADO DE TRABALHO: Trabalhadores devem se unir ao sindicato

MERCADO DE TRABALHO: Trabalhadores devem se unir ao sindicato Nivair de Castro de Souza é responsável pelas atividades dos Sintrascoopa em Palotina e região

Apesar de a maioria dos trabalhadores entender perfeitamente o quão importante é a representação sindical na vida do conjunto dos trabalhadores de uma empresa, de um setor, uma categoria ou de uma região, não são poucos, porém, os que não percebem que, sem essa representação, os trabalhadores ficam totalmente à mercê dos maus patrões. E o pior é que só vão se aperceber deste fato quando se sentirem lesados em seus direitos.
Já os trabalhadores que têm à sua frente uma entidade sindical forte, atuante e representativa, que luta efetivamente em defesa dos seus direitos, dos seus salários e por melhores condições de trabalho, sabem que não estão sozinhos na luta por dignidade.
O que os trabalhadores precisam, é ter a consciência de que nenhum patrão vai dar aumento espontaneamente. Todos os reajustes e toda ampliação de direitos são conquistas dos sindicatos, que organizam e mobilizam trabalhadores, realizam paralisações e greves, formulam propostas, sentam-se à mesa de negociações e negociam acordos – sempre com a concordância do conjunto de trabalhadores manifestada em assembleias. São os sindicatos que conquistam benefícios com descontos em convênios e que oferecem clubes de campo ou colônias de férias para o lazer do trabalhador e seus familiares.
Para o dirigente sindical do Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas de Palotina e Região – Sintrascoopa, Nivair de Castro de Souza, não basta só o trabalhador ser sindicalizado, é preciso muito mais do que isso. “Todo o trabalhador deve ser sindicalizado, mas, além disso, ele deve ser participativo nas assembleias, congressos e nas campanhas salariais. É importante que todos estejam organizados em torno da defesa dos interesses da classe. Só assim teremos nos direitos garantidos e poderemos ir a luta na busca de mais benefícios e novos direitos”, revela Nivair.