Mauri Viana é eleito vice-presidente da Nova Central de Trabalhadores

O IV Congresso Nacional organizado pela Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST teve início na manhã da última segunda-feira (26) e termina na tarde desta quarta-feira (28). Como tema: Desenvolvimento com Justiça Social; sem Nenhum Direito a Menos, o evento aconteceu no Centro de Treinamento Educacional – CTE, da Confederação Nacional Trabalhadores na Indústria – CNTI, em Luziânia (GO), onde também foi eleita, por aclamação, a nova diretoria da entidade para a gestão 2017-2021. O presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil – Fenatracoop, Mauri Viana, foi eleito vice-presidente da NCST.
Em seu discurso de posse, Mauri prometeu continuar na luta em defesa dos trabalhadores e destacou a falta de seriedade nas esferas dos três poderes. “Estamos juntos na luta pela garantia dos direitos dos trabalhadores que o governo insiste em retirar. Falta seriedade e respeito com o povo tanto nos poderes executivo, legislativo como no judiciário. As categorias precisam se unir para evitar que os seus direitos sejam retirados a força pelos que nos representam em Brasília”, defendeu Mauri.
Presidente reeleito da Nova Centra, José Calixto Ramos, durante a abertura do evento chamou atenção dos participantes para a tentativa de desmobilização dos trabalhadores. “O IV Congresso da Nova Central debate formas de lutas para barrar a aprovação das reformas trabalhista e previdenciária no Poder Legislativo. São propostas que visam pôr fim às legislações de proteção do trabalho, destruir a espinha dorsal dos direitos trabalhistas rumo ao sucateamento da CLT, enfraquecimento da democracia e da Constituição Federal. É necessário que neste grave momento que registra a trágica marca de mais de 14 milhões de desempregados no Brasil que rejeitemos essa atitude brutal e insensível e são as entidades sindicais as únicas instituições democráticas fora dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, capazes de impedir as medidas retrógradas”, afirmou.
Participaram do congresso os presidentes e dirigentes de sindicatos filiados à federação: Mauri Viana, presidente da Fenatracoop; Pedro Pinto presidente do Sintracoop Medio Nordeste; Fabio Viana, presidente do Sintracoop – MT; Raphael Miguel, presidente do Sintracoop – AL; Ricardo Marana, delegado sindical do Sintracoop – MT em Sinop e Juliano Lobato, assessor de imprensa do Sintracoop – MT. Dividido em módulos, os dirigentes puderam acompanhar palestras e debates sobre diversos temas do mundo sindical como: Mundo do Trabalho, Políticas Públicas, Sistema Político Nacional, Seguridade Social e Plano de Ação. “Esta é uma oportunidade única para trocarmos experiências entre sindicatos de diversas categorias, o encontro foi muito positivo e vamos levar este conhecimento para aplicá-lo em nossos estados”, afirmou Pedro Pinto. Fabio Viana ressaltou a importância dos dirigentes seguirem atualizados com relação às questões trabalhistas. “Todo dirigente sindical precisa estar por dentro de todas as mudanças no sindicalismo, pois ele é dinâmico e não podemos ficar pra trás, os trabalhadores merecem e precisam de dirigentes bem informados”. Raphael Miguel elogiou a condução dos debates e defendeu o alinhamento das ações nas esferas estaduais. “O que vimos aqui foi um esforço muito grande em defesa da classe trabalhadora que está prestes a perder direitos que são garantidos pela CLT. É importante que os estados andem juntos com seus representantes nacionais, pois só assim terão força para tentar barrar essas reformas que só prejudicam o trabalhador e favorecem os grandes empresários”.

Fonte: Assessoria de imprensa da Fenatracoop
Crédito das fotos: Juliano Lobato