FORMAÇÃO SINDICAL: Curso vai qualificar dirigentes sindicais

FORMAÇÃO SINDICAL: Curso vai qualificar dirigentes sindicais Presidente da Fenatracoop Mauri Viana está convocando os Presidentes, Secretários Gerais e Secretários de Finanças dos sindicatos filiados a federação para participarem do curso

Fenatracoop vai
realizar curso de
Formação Sindical
em Itapoá-SC nos
dias 12, 13 e 14 de
dezembro de 2016

As rápidas, profundas e nem sempre justas transformações que vem ocorrendo no Brasil, em áreas especificas, como por exemplo, na economia, tecnologia, política, entre outras, obriga uma atualização constante e até mesmo, uma nova forma de atuação pelo movimento sindical. O grande desafio dos dirigentes sindicais é ser capazes de formular propostas alternativas frente a essas mudanças.
Com o objetivo de pacificar entendimentos, postura e equidade nas ações unificadas em termos de negociação coletiva, arrecadação sindical, implantação de ações sindicais e judiciais, bem como, padronizar as posturas em busca de conquista sindical e institucional, a Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil – Fenatracoop, vai realizar curso de Formação Sindical. “Nos dias de hoje a Formação Sindical é ainda mais estratégica para a consolidação da luta da classe trabalhadora, seja em função dos novos espaços para a atuação dos dirigentes sindicais, seja pela necessidade de construir coletivamente um conhecimento a partir da visão de mundo dos trabalhadores”, afirma o presidente da Fenatracoop Mauri Viana Pereira.
A Fenatracoop é hoje uma entidade sindical de direito, mas também é uma entidade de fato. Nos oitos anos de existência, a federação, depois de muito trabalho e luta, se estabeleceu em todo o Território Nacional. “Em um congresso realizado na cidade de Dourados no estado do Mato Grosso do Sul, ainda em 2009, ano que foi concedido o registro sindical da federação pelo Ministério do Trabalho, aprovamos e implantamos 53 Delegacias Sindicais espalhadas em todas as regiões do país”, revela Mauri ao mencionar que na época da fundação da Fenatracoop, no Brasil, existia somente nove sindicatos especifico de representação dos trabalhadores em cooperativas.
O presidente da Fenatracoop ressalta ainda que neste mesmo congresso em 2009, o conselho da federação aprovou também a criação de três coordenadorias para as regiões: Nordeste, Norte e Centro Oeste do país. Segundo ele, com a implantação das Delegacias Sindicais e com o trabalho desenvolvidos pelas coordenadorias, em tempo recorde surgiram Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho e com isso veio também a necessidade da criação e fundação de sindicatos específicos de representação dos trabalhadores em cooperativas espalhados por todo o Brasil. “Devido ao bom trabalho realizado, hoje a federação conta com 29 sindicatos filiados, devidamente registrados no Ministério do Trabalho, temos ainda mais quatro sindicatos que estão aguardando a publicação do registro sindical, já foi identificado também a necessidade de fundarmos outros quatro sindicatos. Com isso vamos chegar a marca de 37 sindicatos dos trabalhadores em cooperativas cobrindo todo o Território Nacional”, ressalta Mauri Viana.
De acordo com Viana, devido à dimensão e o crescimento rápido da categoria dos trabalhadores em cooperativas, se torna imprescindível investir na qualificação e formação dos dirigentes sindicais já que, a Fenatracoop, como gestora e coordenadora, pretende unificar as ações sindicais com a finalidade de organizar e fortalecer ainda mais a categoria a nível nacional.
O curso de Formação Sindical, será realizado nos dias 12, 13 e 14 de dezembro de 2016, na cidade de Itapoá no estado de Santa Catarina e terá como tema assuntos relacionados com o setor de economia, administração sindical, negociação de Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho, assuntos relacionado com área Jurídica Sindical, além de outros temas importantes dentro do movimento sindical.
Para participar do curso, a diretoria da Fenatracoop está convocando os Presidentes, Secretários Gerais e os Secretários de Finanças dos 29 sindicatos filiados a federação.