FGTS fecha 2016 com o melhor resultado da história

FGTS fecha 2016 com o melhor resultado da história 1-resultado-histrico

O FGTS fechou 2016 com o melhor resultado da história. O lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço no ano passado foi de R$ 14,55 bilhões, o maior já registrado. Com isso, o Patrimônio Líquido do Fundo chegou a R$ 98,17 bilhões. Os números estão no Relatório de Gestão do FGTS, que será apresentado na reunião do Conselho Curador desta terça-feira (22), às 10h, em Brasília. Esse mesmo relatório mostrou o resultado da repartição do lucro do ano passado, que designou R$ 7,27 bilhões, o que corresponde à metade do rendimento, para quem tinha contas com saldo em 31 de dezembro. A medida, resultado da Lei nº 13.446, de 25 de maio deste ano, fez com que a remuneração dos trabalhadores superasse a inflação anual pela primeira vez em nove anos. A última vez que a correção do FGTS tinha sido maior do que a inflação havia sido em 2007. O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, que preside o Conselho Curador, avaliou esses números como consequência da “gestão responsável” do Conselho Curador e dos demais órgãos e entidades que gerem o FGTS. “O resultado de 2016 mostra que estamos administrando com seriedade os recursos do FGTS, o que permite remunerar devidamente os trabalhadores e também disponibilizar crédito para habitação, saneamento e infraestrutura do nosso país”, afirmou. O FGTS é a maior fonte de financiamento em saneamento, habitação e infraestrutura do país. Em 2016, foram contratados R$ 81,48 bilhões, sendo que R$ 80,86 bilhões foram em habitação, principalmente para habitação popular. Em Saneamento foram contratados R$ 226,64 milhões e em Infraestrutura R$ 386,32 milhões.

FI-FGTS
O Fundo de Investimentos do FGTS (FI-FGTS) também bateu recorde em 2016, com lucro de R$ 2,63 bilhões. O dinheiro aplicado no FI, que financia grandes obras de infraestrutura como geração de energia, saneamento, ferrovias, rodovias e portos, cresceu 8,3% no ano. Foi o maior o maior rendimento desde a criação da operação, em 2007. “Esse número do FI se deve a um trabalho sério de melhorias na governança do recurso. Novas medidas serão tomadas e, com isso, esperamos fazer mais vezes anúncios como esse”, explica o ministro.

Reunião do Conselho Curador do FGTS
Data: Terça-feira (22)
Horário: 10h
Local: Ministério do Trabalho (Esplanada dos Ministérios, Bloco F), Brasília (DF)