FGTS: Conquista dos trabalhadores é responsável pelas obras no país

FGTS: Conquista dos trabalhadores é responsável pelas obras no país fgts_50anos

“Nenhum governo que se preze pode falar em reduzir ou cancelar benefícios já conquistados”, a frase é do presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil e vice-presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores - NCST, Mauri Viana Pereira ao mencionar que uma conquista dos trabalhadores há 50 anos atrás, vem sendo o diferencial para manter o crescimento e o desenvolvimento do Brasil. Trata-se do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS.
Mauri Viana é membro titular com Conselho Curador do FGTS e afirma que o FGTS tem sido um dos grandes agentes de desenvolvimento do país, ajudando, por exemplo, milhões de brasileiros a realizar o sonho da casa própria, beneficiados por obras financiadas com recursos do Fundo ou pela oportunidade de utilizar os valores depositados em suas contas vinculadas para a compra de um imóvel. Além dessa contribuição valiosa para a redução do deficit habitacional, o FGTS também é protagonista na viabilização às comunidades mais carentes, de acesso a abastecimento de água e à coleta e ao tratamento de esgoto.
O Fundo desempenha ainda papel importante na melhoria no desenvolvimento das cidades, por intermédio do apoio a projetos de infraestrutura urbana. “Atualmente, mais de quatro mil municípios têm obras financiadas pelo FGTS. Existem ativas mais de 140 milhões de contas individuais, controladas de forma competente pelo o Conselho Curador e geridas pela Caixa Econômica Federal”, ressalta Viana.

FGTS
Todo trabalhador assalariado formal possui uma conta na qual é depositado mensalmente o equivalente a 8% da remuneração que ele recebe. Os depósitos funcionam como poupança compulsória, para ser sacada na aposentadoria, na demissão ou ser usada no financiamento habitacional ou ainda em várias outras situações especiais. A soma de todas as contas individuais forma um fundo geral, que é aplicado na construção habitacional, no saneamento básico e em obras de infraestrutura social e econômica. Há 50 anos o FGTS é responsável por melhorias em habitação, saneamento e infraestrutura. Somente em 2016, foram R$ 120 bilhões liberados e destinados pelo Conselho Curador para obras de habitação, infraestrutura e saneamento básico.