FENATRACOOP: Federação vai finalizar o ano de 2016 com 29 sindicatos filiados

FENATRACOOP: Federação vai finalizar o ano de 2016 com 29 sindicatos filiados Mauri Viana Pereira é presidente da Fenatracoop, vice-presidente da Nova Central Sindical e membro titular do Conselho Curador do FGTS

“A Fenatracoop é uma criança ainda. Vamos completar oito anos de existência, mas já demonstramos o nosso comprometimento e a nossa seriedade em defesa da categoria dos trabalhadores em cooperativas”, a afirmação é do presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil – Fenatracoop Mauri Viana Pereira ao conceder entrevista a equipe de comunicação falando sobre os trabalhados da Fenatracoop até o presente momento. Mauri Viana revelou que durante esses oito anos de existência, a federação focou os trabalhos na abertura e instalação de Delegacias Sindicais. Hoje a Fenatracoop conta com cerca de 53 pontos de atendimentos espalhados por todo o Brasil. “Além disso, também trabalhamos na mobilização e preparando os trabalhadores com a realização de assembleia, congressos e durante esses trabalhos, fomos identificando lideranças o que possibilitou a fundação de sindicatos específicos dos trabalhadores em cooperativas”, afirma Mau Viana ao mencionar que a Fenatracoop na sua fundação, em abril de 2009 contava com nove sindicatos filiados e vai fechar o ano de 2016 com 29 sindicatos de trabalhadores em cooperativas abertos em praticamente em todas as regiões do país. Para o líder sindical Mauri Viana, a criação e a liberação do registro sindical, são de suma importância para o reconhecimento do sindicato, da base representada e o reconhecimento da categoria pelo Ministério do Trabalho. “Com o reconhecimento dos sindicatos, das suas bases, isso se transforma em acordos coletivos que passa a ser lei entre as cooperativas e os sindicatos dos trabalhadores e a federação que representou os anseios e as reivindicações dos trabalhadores até o momento”, revela Viana. De acordo com o presidente da Fenatracoop, entendendo o momento vivido e a necessidade do reconhecimento e a legitimidade da representação dos trabalhadores em cooperativas, a federação inovou e investiu cerca de 2 milhões de reias em estrutura com aquisição de veículos, ônibus e treinamento pessoal para dirigentes sindicais de todas as regiões do Brasil que são convocados para participarem de mobilização e defender os direitos dos trabalhadores onde se fizer necessário. “São cerca de 54 companheiros de diversas regiões do país, treinados, preparados e que estão sempre de prontidão e prontos para atender as necessidades da categoria”, ressalta Viana. Depois de ações de mobilização realizadas em Ninas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rondônia e Brasília, a próxima missão da equipe especializada da Fenatracoop será no mês de novembro em Maceió e João Pessoa, na região Nordeste do Brasil. “Em dezembro, ainda este ano, a nossa equipe também estará no estado do Rio Grande do Sul mobilizando e participando da fundação do Sindicato dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul – Sintracoop-RS”, ressalta Mauri Viana.