FENATRACOOP: Federação vai colocar em pratica o projeto ‘Turismo do Trabalhador’ Trabalhadores em cooperativas terão programa de férias denominado ‘Turismo do Trabalhador’

O Turismo é umas das atividades que mais cresce no mundo e, agora, esse segmento começa a se desenvolver cada vez mais no Brasil. Recente pesquisa tem confirmado que todo o investimento efetuado no turismo tem um retorno rápido e é a melhor forma de distribuição de renda que se conhece com uma geração de empregos que supera qualquer atividade econômica. Toda população ativa tem acesso às oportunidades geradas pelo turismo porque todos os segmentos de trabalho e serviços são agraciados por essa alavanca que move os empreendedores e desenvolve as atividades rentáveis. Os levantamentos também mostram que depois do sonho da casa própria, viajar com a família e conhecer as maravilhas espalhadas pelo Brasil a fora, é a meta da grande maioria da classe trabalhadora. Com essas informações, a Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil – Fenatracoop está finalizando um projeto denominado ‘Turismo do Trabalhador’. A parte estrutural do projeto já está praticamente pronta. “A ideia do projeto e proporcionar aos trabalhadores em cooperativas a possibilidade de passar dias agradáveis em família com um custo que cabe perfeitamente no orçamento familiar”, afirma o presidente da Fenatracoop Mauri Viana Pereira. De acordo com Viana, tudo está sendo estudado e preparado para que os trabalhadores tenham condições de passar pelo menos uma semana de suas férias com a família. Para isso o projeto prevê, em parceria com a secretária de estado de Educação a liberação dos alunos sem prejuízos escolares, dentro do programa denominado ‘Semana do Saco Cheio’. Outra situação é com relação ao preço do pacote de turismo e a formula de pagamento. Segundo Mauri Viana, o projeto ‘Turismo do Trabalhador’ vai proporcionar, por exemplo, que o trabalhador e sua família, tenham condições de passar uma semana no Hot Park Pausado do Rio Quente em Goiás. “Um programa deste custa hoje cerca de R$ 11,7 mil para o marido, esposa e dois filhos, mas pelo projeto ‘Turismo do Trabalhador’ vai custar R$ 2,2 mil, incluso o transporte, hospedagem e alimentação”, revela Viana ao mencionar que este valor de R$ 2,2 mil o trabalhador poderá ainda parcelar em até 10 vezes de R$ 220,00. O projeto Turismo do Trabalhador vai ser colocado em pratica no mês de março de 2017 e vai contemplar primeiramente os trabalhadores em cooperativas do estado do Paraná com base de representação dos sindicatos Sintracoop e Sintrascoopa. Além do Hot Park Pousada do Rio Quente, o projeto vai disponibilizar também pacotes para o trabalhador conhecer e desfrutar das belezas e maravilhas do litoral do Paraná, a cidade Bonito no Mato Grosso do Sul, a Pousada Penhasco, na Chapada do Guimarães no Mato Grosso. O projeto prevê também o turismo religioso possibilitando aos trabalhadores em conhecer Aparecida do Norte, as praias do Neblon e Copacabana no Rio de Janeiro. “Depois de lançado, nossa equipe vai trabalhar para implementar e melhorar cada vez mais o projeto que sem duvida alguma, será um marco dentro do movimento sindical e será exemplo e ser seguido por outras categorias de trabalhadores”, ressalta Mauri Viana.