FENATRACOOP: Federação está organizando a fundação do Sintracoop/NE

FENATRACOOP: Federação está organizando a fundação do Sintracoop/NE Dirigentes sindicais de várias regiões do Brasil está em João Pessoa na Paraíba auxiliando na mobilização para fundação do sindicato Sintracoop/NE

Com a finalidade de orientar, organizar e oferecer toda a estrutura necessária aos sindicatos filiados, desde a sua fundação em abril de 2009, que a Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil – Fenatracoop vem atuando de forma séria e decisiva na construção de uma categoria forte e atuante. A federação conta hoje com mais de 25 sindicatos filiados e representa cerca de 600 mil trabalhadores em cooperativas. Para atender este contingente de trabalhadores a federação mantém cerca de 53 pontos de atendimentos espalhados por todas as regiões do país. “Desde 2010 que a Fenatracoop é a legitima representante dos trabalhadores em cooperativas da região Nordeste. Mantemos aqui em João Pessoa uma Delegacia Sindical, temos Convenção Coletiva assinada com o Sindicato Patronal das Cooperativas – OCB, além de vários Acordos Coletivos de Trabalho com diversas cooperativas, como por exemplo, com a cooperativa Unicred de João Pessoal. Depois de 5 anos de atuação, representando os trabalhadores, estamos organizando e mobilizando para fundarmos o Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas da região Nordeste do Brasil – Sintracoop/NE”, revela Pedro Antonio Pinto Junior, coordenador da Fenatracoop na região. De acordo com Pedro, a direção da Fenatracoop tem o conhecimento de que, o sindicato de base, é o legitimo representante dos trabalhadores e por isso, a federação vem auxiliando na fundação de sindicatos dos trabalhadores em cooperativas nos estados que ainda não contavam com essa representação, como por exemplo, no estado do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rondônia e agora na região Nordeste do Brasil. “A Fenatracoop sempre pautou suas ações com seriedade, ética e com democracia, por isso estamos auxiliando na fundação do sindicato Sintracoop/NE, com essa ação a federação abre a oportunidade dos trabalhadores em cooperativas da região, de fazer parte da diretoria e ajudar o seu sindicato na luta por melhorias salariais e nas condições de trabalho. É importante lembrar que, caso os trabalhadores em assembleia, definirem pela não fundação do seu sindicato especifico, a Fenatracoop continuará sendo a representante legal da categoria na região”, afirma Pedro ao convocar todos os trabalhadores em cooperativas da região Nordeste, para participarem da assembleia de fundação do Sintracoop/NE, que acontece no próximo domingo dia 13 de novembro a partir das 9:00 horas da manhã, no auditório da Federação Espírita Paraibana, localizada na Avenida Bento da Gama, 555 – Torre na cidade de João Pessoa-PB. Lembrando que para participar da assembleia será necessário a apresentação de documento de comprovação funcional: Carteira de Trabalho, PIS e o Cadastro de Pessoa Física – CPF.

MOBILIZAÇÃO
Para ajudar na articulação e mobilização dos trabalhadores em cooperativas, a Fenatracoop mandou para a cidade de João Pessoa na Paraíba, uma mega estrutura com caminhão de som, ônibus e dirigentes sindicais de todas as regiões do país. Desde a última terça-feira (8/11) que sindicalistas estão percorrendo as cooperativas para conversar e sensibilizar os trabalhadores da importância da fundação do sindicato especifico da categoria. “Estamos visitando as cooperativas, conversando com os trabalhadores e com a direção de cada uma delas, levando a mensagem e mostrando que a nossa intenção é de preservar a sustentabilidade e a empregabilidade no setor cooperativista da região Nordeste do Brasil”, ressalta Pedro Pinto.