FENATRACOOP: Conselho de representantes aprova rol de reivindicações unificado

FENATRACOOP: Conselho de representantes aprova rol de reivindicações unificado WhatsApp Image 2020-05-12 at 12

Em assembleia remota, via videoconferência, realizada nesta segunda-feira (11/05), o conselho de representantes da Fenatracoop analisou, discutiu e aprovou o rol de reivindicações para a campanha salarial 2020. O documento serve de base para as negociações salariais em todo o país, onde cada sindicato levará a mesa de negociação com sindicato patronal e pela Fenatracoop onde não houver representação em primeiro grau. “Devido a pandemia de Covid 19 que tem atingido todo o país e cumprindo as medidas de isolamento social, optamos por realizar a nossa assembleia de forma remota esse ano. Precisávamos caminhar com as nossas reivindicações para dar início as tratativas, já que a maioria das datas-bases em todo o país são agora no mês de junho. E com toda essa situação que estamos vivendo o sindicato deve atuar de forma muito firme para proteger os trabalhadores, por isso aproveitamos a assembleia para discussão de outras medidas protetivas também”, afirmou o presidente da Fenatracoop, Mauri Viana Pereira.

Os dirigentes aprovaram por unanimidade o rol que contem itens econômicos e sociais como reajuste salarial, piso salarial, ticket alimentação/refeição, apoio ao estudante, além de clausulas referente a saúde e segurança no trabalho. Um dos pontos que vai ser debatido nas negociações este ano é a implantação da conta digital e cartão Fenatracoop/Vivipay para oportunizar aos trabalhadores uma opção menos burocrática para abertura de conta bancária que conta com uma ampla variedade de serviços que são oferecidos pelos bancos. A conta digital da Fenatracoop tem cartão internacional e oferece serviços que uma conta comum tem, como saque, transferência, pagamento de boletos, contratação de seguro (opcional), microcrédito e muito mais. Ao trabalhador que aderir a essa modalidade fica isento de qualquer taxa paga ao sindicato/Fenatracoop e ainda poderá contar com todos os benefícios oferecidos pelo sindicato como o programa de acupuntura e turismo do trabalhador. Além do Rol de reivindicações, os conselheiros aprovam também a indicação dos nomes para integrar o Conselho Nacional do Sescoop - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, que conta com representantes do governo federal, do cooperativismo e dos trabalhadores em cooperativas.

De acordo com o presidente da Fenatracoop é preciso buscar alternativas para aumentar os ganhos dos trabalhadores, principalmente neste momento difícil onde muitos estão perdendo renda. “O sindicato nasceu para atuar em defesa da classe trabalhadora e hoje vemos essa importância de buscarmos um novo caminho, nos reinventarmos e proporcionarmos aos trabalhadores não só ganhos com as questões salariais, mas também com saúde, lazer. Por isso todo ano estamos trazendo novidades para a nossa categoria e esse ano é conta digital, que vai oferecer conta com muitos benefícios, cartão internacional para quem nunca teve a oportunidade de ter uma conta bancária. Sabemos que as tratativas este ano serão bem difíceis, mas estamos preparados para proteger os trabalhadores e garantir uma boa negociação”, encerrou o presidente Mauri Viana.