Entenda como funciona é a importância do sindicalismo

Entenda como funciona é a importância do sindicalismo Screenshot_43

Qual é o papel dos sindicatos? Qual é a diferença entre sindicato, federação e confederação? Como essa estrutura se financia? Por que os sindicatos, apesar da importância de sua atuação, são criminalizados? São muitas as dúvidas sobre as entidades que compõem o sindicalismo brasileiro e ainda há muito desconhecimento sobre a importância dessas instituições.
O sindicalismo surge na Inglaterra do século XIX para criar solidariedade e articulação entre a classe trabalhadora absolutamente pauperizada da época. Mulheres, homens e crianças trabalhadoras cumpriam jornada de trabalho de até 18 horas diárias e, em alguns casos, repousavam na própria fábrica, deitados abaixo das máquinas. Isoladamente, a classe trabalhadora da época não conseguia enfrentar a ganância dos donos dos meios de produção. Por isso, a organização dos explorados e exploradas em torno dos sindicatos contribuiu diretamente para o processo civilizatório da sociedade.
O Sindicato, entidade de primeiro grau do sindicalismo, é o núcleo do sistema sindical. Tem como principal função a defesa dos interesses econômicos, políticos e sociais da categoria profissional ou econômica que representa. É responsável por representar a categoria em negociações e acordos coletivos de trabalho e por formar politicamente o segmento representado.
Já a federação é a entidade de segundo grau do sindicalismo brasileiro e deve reunir, no mínimo, cinco sindicatos de uma categoria de trabalhadores. Sua base é formada pelos sindicatos e atuam, na maioria das vezes, em território nacional. A confederação, entidade de terceiro grau, é resultado da aglutinação de várias federações. A função é coordenar o trabalho tanto dos sindicatos quanto das federações. A central sindical, por sua vez, é uma associação de sindicatos de trabalhadores. Com personalidade jurídica própria e estrutura independente, a entidade agrega apoio e é mais forte que um sindical individual.
Os sindicatos incomodam porque questionam a estrutura desigual do mercado e assumem a luta contra o trabalho explorado. E o fim das desigualdades pressupõe um choque de interesses. Nesse embate, sindicatos e movimentos sociais são sistematicamente estigmatizados e criminalizados pelo Estado, por governos, pela classe patronal e por parte da imprensa hegemônica. No entanto, as conquistas do movimento sociais e sindical para a cidadania, a justiça social e a distribuição de renda são inegáveis. Por isso é de suma importância a participação e a valorização do seu sindicato. Sindicato forte e atuante é sinônimo de categoria valorizada!