DOENÇA OCUPACIONAL: Trabalhadores em cooperativas tem tratamento com Acupuntura

DOENÇA OCUPACIONAL: Trabalhadores em cooperativas tem tratamento com Acupuntura Trabalhadores em cooperativas contam com tratamento de Acupuntura

A doença ocupacional ou profissional está definida no artigo 20, I da Lei n. 8.213 de 24 de julho de 1991 como a enfermidade produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social. As doenças ocupacionais, conhecidas ainda com o nome de “idiopatias”, “ergopatias”, “tecnopatias” ou “doenças profissionais típicas”, são produzidas ou desencadeadas pelo exercício profissional peculiar de determinada atividade, ou seja, são doenças que decorrem necessariamente do exercício de uma profissão.
Pensando na qualidade de vida dos trabalhadores em cooperativas, no dia 4 de julho de 2017, a direção do Sindicato dos Trabalhadores nas Cooperativas do Paraná – Sintracoop, elaborou e colocou em prática o programa Saúde do Trabalhador. O programa prevê atendimento com uma equipe especializada na técnica de Acupuntura Auricular. “Há um ano que estamos realizando tratamento para as doenças ocupacionais junto aos trabalhadores em cooperativas. O programa Saúde do Trabalhador foi implementado primeiramente nas bases sindicais de 4 municípios o qual foi estendido para uma unidade móvel que hoje atende cerca de 13 municípios com atendimento nas cooperativas, beneficiando milhares de trabalhadores sindicalizados”, revela a acupunturista Drª. Adriana Lopes Gomes que é a profissional responsável pelo programa Saúde do Trabalhador. De acordo com Adriana, são realizados atendimentos especializados em Acupuntura Auricular, testes de controle como medição de glicemia e aferição de pressão arterial.
Segundo informações do presidente do Sintracoop e da Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil – Fenatracoop Mauri Viana Pereira, a expectativa do projeto é realizar mais de 5 mil atendimentos por mês, para isso em breve será disponibilizado mais uma unidades móvel de atendimento. O tratamento com a técnica de Acupuntura Auricular, além de ter sua eficácia comprovada, os resultados são imediatos. “O programa Saúde do Trabalhador foi idealizado com o objetivo de proporcionar aos trabalhadores as condições de tratamento, de aliviar de imediato o sofrimento, mas também tem a finalidade de trabalhar a prevenção da saúde do trabalhador”, firma Mauri Viana.

LER/DORT
As doenças ocupacionais são aquelas associadas ao ofício do trabalhador e às condições de trabalho nas quais ele está inserido. Dentro da categoria de doenças ocupacionais as mais encontradas são LER/DORT.

LER
São Lesões por Esforços Repetitivos que acometem os músculos, tendões e ligamentos

DORT
São doenças Osteoarticulares relacionadas ao trabalho, ou seja, lesões decorrentes de movimentos repetitivos e problemas de ergonomia que acometem os ossos e as articulações.