Descontentes com proposta de acordo, haitianos invadem Averama

Descontentes com proposta de acordo, haitianos invadem Averama 0e4e57aa-7baf-4797-b104-92caf7e03d941

Um grupo de cerca 70 haitianos invadiu o frigorífico de aves Averama, na PR-323, em Umuarama, no início da noite desta quinta-feira (16). Eles se dizem descontentes com o acordo de pagamento das verbas rescisórias proposto pela empresa. A Rotam da Polícia Militar foi chamada e teve que intervir para controlar os ânimos. Depois de muita conversa, eles concordaram em desocupar a empresa e deixaram o local pacificamente. De acordo com o advogado Rafael Cardoso Lavado, recente assembleia entre representantes da Averama, dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Alimentícias de Umuarama e trabalhadores culminou em uma proposta de parcelamento das verbas rescisórias. A maioria dos haitianos não concorda. “Todos os salários dos dias trabalhados foram pagos. Propomos pagar as verbas rescisórias em que a parcela mínima seria equivalente ao piso da categoria. Quem tem menos de 18 meses de registro e não tem direito ao seguro desemprego, começa a receber imediatamente. Quem tem direito ao seguro, passa a receber após cessar o benefício”, explicou o advogado. Segundo ele, a proposta está no Sindicato e assina quem quer. “Quem concordar, em uma eventual venda da empresa terá prioridade na recontratação. Quem não concordar não precisa assinar, mas terá que esperar a ação tramitar na Justiça do Trabalho para receber”, disse Lavado. Para o advogado, os haitianos têm pressa em receber porque a maioria quer ir embora da cidade e até do país.

Nova proposta
Uma nova reunião entre empresa, Ministério Público e sindicato deve acontecer nesta sexta-feira (17), para tratar especificamente do caso dos haitianos. “Nosso objetivo é que tudo se resolva da melhor forma. Amanhã vamos sentar e conversar novamente e tentar encontrar uma solução”, ressaltou o advogado.

Fonte: http://www.obemdito.com.br/