COPASUL: Dirigentes sindicais estão mobilizando os trabalhadores

COPASUL: Dirigentes sindicais estão mobilizando os trabalhadores Dirigentes sindicais de todas as regiões do país estão no Mato Grosso do Sul para garantir os direitos dos trabalhadores em cooperativas

Desde a primeira hora de hoje, dirigentes sindicais da Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil – Fenatracoop estão em frente aos portões da cooperativa Copasul em Naviaraí com o objetivo de mobilizar e mostrar para os trabalhadores que o sindicato Sintracoop-MS e a Fenatracoop estão no estado para melhorar as condições de trabalho e melhorar significativamente os salários da categoria. O dirigente sindical Yuri Guermann que representa da Fenatracoop no estado do Rio Grande do Sul e o coordenador Jurídico da Fenatracoop Raphael Miguel estão à frente dos trabalhos que estão sendo realizados no estado. De acordo com o presidente da Fenatracoop Mauri Viana Pereira, desde 2004 que o sindicato Sintracoop-Ms vem travando uma verdadeira batalha na justiça. “O Mato do Grosso do Sul, como outros estados, estão precisando de um puxão de orelha, e estamos aqui para dar esse puxão. Não vamos admitir mais que sindicatos que não estão comprometidos com a categoria, brinquem de representar os trabalhadores em cooperativas. A Fenatracoop veio para o Mato Grosso do Sul trazendo junto o registro sindical do Sintracoop-MS”, revela Mauri Viana ao mencionar que no estado, o sindical patronal das cooperativas estão preocupados com várias outras coisas, menos com as cooperativas propriamente dito. Viana afirma que os dirigentes sindicais identificaram várias irregularidades que estão acontecendo nas cooperativas. “Na cooperativa Copasul, por exemplo, não se cumpre se quer o artigo 384 da CLT, ou seja, os 15 minutos de descanso entre uma e outra jornal de trabalho. Isso vem acontecendo há muito tempo e é passível de ação coletiva na Justiça do Trabalho. A Copasul também não paga insalubridade, periculosidade e as horas in itineres adequadamente, vamos ter que concertar tudo isso”, afirma o presidente da Fenatracoop.

ASSEMBLEIA
Os trabalhadores sindicalizados e que estão em dia com a tesouraria do Sintracoop-MS e com a Fenatracoop vão participar e terão voz e voto na assembleia da categoria que acontece no próximo dia 28 de agosto na subsede da Fenatracoop localizada na Rua Inácio de Souza, 276, Jardim São Lourenço em Campo Grande. O evento sindical terá inicio com primeira convocação às 14 horas e os trabalhadores estão sendo orientados a votar na greve. “Pedimos aos companheiros que confie e acredite no seu sindicato. Estamos aqui no estado do Mato Grosso para restabelecer a ordem e isso será feito com o estado de greve decretado”, ressalta.

PAUTA DE GREVE
Durante a assembleia do dia 28 de agosto, o conselho representativo da Fenatracoop e os trabalhadores também vão aprovar a pauta da greve que prevê entre outros itens, reajuste salarial de 28%, piso salarial de R$ 1.700,00, isenção der custo de transporte e pagamento das horas in itineres, pagamento de insalubridade e periculosidade, ticket de refeição e vale alimentação de R$ 1.200,00 para os trabalhadores em cooperativas do ramo de crédito e de R$ 480,00 para os demais ramos.  A pauta prevê também o pagamento dos dias parados e a estabilidade no emprego pelo período de 12 meses, ou seja, é proibido a demissão por justa causa, sem justa causa pelo período de um ano a partir do retorno ao trabalho. Se na assembleia os trabalhadores aprovarem o estado de greve, a paralisação dos trabalhos nas cooperativas deve acontecer a partir do dia 12 de setembro.