COPAGRIL: Maioria dos trabalhadores aprovam proposta de acordo

COPAGRIL: Maioria dos trabalhadores aprovam proposta de acordo Dos 1.259 trabalhadores da cooperativa Copagril que votaram, 605 aprovaram a assinatura de acordo entre Sintrascoopa e a cooperativa

Na tarde desta quarta-feira o Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas de Palotina e Região – Sintrascoopa fez a apuração e contagem dos votos dos trabalhadores da cooperativa Copagril com sede na cidade de Marechal Cândido Rondon. Durante todo o dia da última terça-feira (26/7), os trabalhadores votaram se aceitavam ou não a proposta de acordo coletivo de trabalho que será assinado entre o sindicato e a cooperativa. Para o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil – Fenatracoop e presidente do Sintrascoopa, as negociações salariais deste ano foram atípica, devido o momento vivenciado pelo país onde a crise econômica e política deixa todo mundo assustado sem saber o que pode acontecer. Por isso, neste ano o foco das negociações foi no sentido de não comprometer a empregabilidade do sistema cooperativista, mas também não se deixamos de levar em conta à valorização dos trabalhadores em cooperativas.
Depois de várias reuniões chegou-se ao entendimento que neste ano a proposta de acordo para os trabalhadores do complexo industrial da cooperativa Copagril contemplaria um reajuste de 5% no piso salarial, passando dos atuais R$ 1.200,00 para R$ 1.260,00. Uma das maiores conquista está no vale alimentação. Para quem recebe um vale de R$ 120,00, passará a receber o valor de R$ 186,00, um reajuste de 55%. Para quem recebe o valor de R$ 150,00 de vale alimentação, passará a receber o valor de R$ 186,00, um reajuste de 24%. Já para quem recebe o vale alimentação no valor de R$ 250,00, passará a receber o valor de R$ 300,00, um reajuste de 20%. Os trabalhadores dos demais setores da cooperativa, que ganham o piso salarial de R$ 907,00, a proposta de acordo prevê um piso salarial de R$ 1.050,00, um reajuste de 15,77%.
Dos 1.259 trabalhadores que votaram, 605 aprovaram a proposta de acordo, 420 votaram não, 222 trabalhadores votaram em branco e 12 anularam seus votos. “Com a aprovação dos trabalhadores, vamos assinar o acordo com a cooperativa para que os companheiros trabalhadores recebam o reajuste na folha de pagamento deste mês de julho”, ressalta Viana ao mencionar que os valores do reajuste serão retroativos ao mês de junho.