COOPERATIVAS: Trabalhadores participam de assembleia neste domingo (28)

COOPERATIVAS: Trabalhadores participam de assembleia neste domingo (28) Reunião definiu a logística para a realização da assembleia neste domingo dia 28 de agosto de 2016

Depois de uma semana de movimentação onde dirigentes sindicais da Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas – Fenatracoop estiveram visitando as cooperativas e mobilizando os trabalhadores do estado do Mato Grosso do Sul para participar de assembleia. Tudo pronto para a realização do evento sindical que acontece neste domingo dia 28 de agosto na subsede da Fenatracoop localizada na Rua Inácio de Souza, 276, Jardim São Lourenço, Campo Grande a partir das 14 horas. Na assembleia os trabalhadores sindicalizados e em dia com a tesouraria do Sintracoop e Fenatracoop terão voz e voto na definição da campanha salarial 2016/2017. Devido a falta de diálogo com o sindicato patronal, a direção da federação está orientando aos trabalhadores para votarem na greve. “Votando na greve os trabalhadores estarão proporcionando ao sindicato mais uma oportunidade de luta pela melhoria das condições de trabalho e pelo um reajuste salarial descente”, ressalta o presidente da Fenatracoop Mauri Viana Pereira.

PAUTA DE GREVE
Se a greve for aprovada, durante a assembleia deste domingo (28), o conselho representativo da Fenatracoop e os trabalhadores também vão aprovar a pauta da greve que prevê entre outros itens, reajuste salarial de 28%, piso salarial de R$ 1.700,00, isenção de custo de transporte e pagamento das horas in itineres, pagamento de insalubridade e periculosidade, ticket de refeição e vale alimentação de R$ 1.200,00 para os trabalhadores em cooperativas do ramo de crédito e de R$ 480,00 para os demais ramos.  A pauta prevê também o pagamento dos dias parados e a estabilidade no emprego pelo período de 12 meses, ou seja, é proibido a demissão por justa causa, sem justa causa pelo período de um ano a partir do retorno ao trabalho. Se na assembleia os trabalhadores aprovarem o estado de greve, a paralisação dos trabalhos nas cooperativas deve acontecer a partir do dia 12 de setembro.