Cooperativas sobrevivem a crise e ampliam faturamento

Cooperativas sobrevivem a crise e ampliam faturamento Trabalhadores serão beneficiados pelas sobras e resultados devido Acordo Coletivo assinado pelo sindicato com a cooperativa

Em ano de profunda recessão econômica, as cooperativas paranaenses comemoram bons resultados e anunciam o repasse de sobras, juros e capital social. A segundo maior cooperativa do Paraná, a C.Vale, por exemplo, já anunciou que durante a assembleia ordinária que acontece no próximo dia 3 de fevereiro, será colocado em deliberação e aprovação o valor de R$ 36 milhões que será repassado aos associados e servidores. De acordo com o presidente da cooperativa Alfredo Lang, a C.Vale conseguiu ampliar em 24% seu faturamento em 2016 na comparação com o ano anterior. Em recente entrevista a imprensa, Lang afirmou que o faturamento da cooperativa totalizou R$ 6,8 bilhões. “Este resultado foi possível, em grande parte, pela expansão das atividades da cooperativa para o Rio Grande do Sul”, revela o presidente ao mencionar que a cooperativa recebeu a maior safra de soja de sua história, mais de 35,8 milhões de sacas. A quantidade é 30% maior que a do ano anterior. Já a comercialização de frangos cresceu mais de seis por cento.

SOBRAS E RESULTADOS
Diferentemente de uma empresa mercantil comum, que tem no lucro o objetivo final de sua atuação, as cooperativas tem como foco a prestação de bons serviços e a busca por resultados coletivos. Isso significa que o saldo financeiro positivo ao final de cada ano, ao invés de ser destinado a um único dono do negócio, ou distribuído a quem tem maior número de ações, é assunto de discussão em assembleia, para que a direção e os cooperados possa decidir o que fazer com as sobras.
Os trabalhadores das cooperativas também recebem devido ao Acordo Coletivo de Trabalho negociado e assinado pelo sindicato que garante o repasse dos benefícios. “Nada mais jutos, afinal somos nós que derramamos o suor para mantermos as atividades das cooperativas. Agradecemos a direção da C.Vale por atender o pedido do sindicato de repassar uma parte das sobras aos companheiros trabalhadores também”, afirma o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas de Palotina e Região – Sintrascoopa Mauri Viana Pereira.