COOPERATIVAS: Sindicatos estão realizando assembleia itinerante com os trabalhadores Dirigentes sindicais estão percorrendo as cooperativas com urnas itinerantes coletando os votos dos trabalhadores

Trabalhadores em cooperativas da base de representação do sindicato Sintracoop estão participando, a partir desta segunda-feira (25/7), de assembleia itinerante para definirem sobre a campanha salarial 2016/2017 da categoria. Dirigentes sindicais estão percorrendo as cooperativas: Coamo, Cocamar, Integrada, Cocari, Unita e Coagru com urnas itinerantes para que os trabalhadores votem em aceitar ou não a proposta de acordo coletivo de trabalho. Ainda na base do Sintracoop, nesta terça-feira (26/7), as urnas estarão nas cooperativas: Nova Produtiva, Aurora e Coocafé. Terça-feira também acontece a assembleia itinerante na base de representação do sindicato Sintrascoopa. Na oportunidade as urnas estarão percorrendo as cooperativas C.Vale e Copagril. A Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil – Fenatracoop e a Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná – Fecoopar, chegaram a uma proposta para a Convenção Coletiva de Trabalho 2016/2018 que prevê 5% de reajuste impactando diretamente a folha de pagamento e até mais 5% de reajuste em acordo coletivo com as cooperativas. A Convenção estadual garante também um reajuste no piso salarial de 14%, atualmente o piso estadual da categoria é de R$ 902,00 e vai para R$ 1.040,00. O vale alimentação que hoje é de R$ 144,00 e pela nova Convenção passará para R$ 155,00, um reajuste de 10%.
De acordo com o presidente da Fenatracoop Mauri Viana Pereira, tanto o piso salarial, quanto o vale alimentação, podem chegar a valores maiores nos acordos coletivos de trabalho direto com as cooperativas respeitando a realidade de cada uma. “Somando o percentual de reajuste que pode chegar a 10%, mais o percentual do piso salarial de 14% e do vale alimentação de 10%, chegamos ao percentual de 34% de conquistas”, revela Viana.
A apuração dos votos vai acontecer nesta quarta-feira dia 27 de julho a partir das 14 horas na sede do sindicato Sintrascoopa na cidade de Palotina, localizada na Rua 1º de Maio, 1054. Todos os trabalhos da apuração será transmitido ao vivo ela internet nos sites:www.sintrascoopa.com.br e www.sintracoop.com.br.