CAMPANHA SALARIAL: Trabalhadores da C.Vale terão mais de 10% de reajuste salarial assembleia_virtual

Depois de muita negociação, o Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas de Palotina e Região – Sintrascoopa realizou no último domingo dia 8 de agosto, uma assembleia virtual com a participação dos trabalhadores da cooperativa C.Vale onde foi deliberado, votado e aprovado a negociação salarial de 2021 da categoria. Após várias rodadas de negociações, sindicato e a cooperativa chegaram a um acordo que prevê reajuste salarial de 8,5% e a grande conquista foi com relação o índice de 20% que era descontado dos trabalhadores no valor do vale alimentação que a partir de agora será somente de 5%.
Com isso, somando o valor do piso salarial que será de R$ 1.595,42, com o valor do vale alimentação dos trabalhadores do complexo avícola da C.Vale que será de R$ 457,26, os trabalhadores terão uma rende de R$ 2.029,82. Comparando essa renda com a que os trabalhadores recebiam que era de R$ 1.836,24, podemos afirmar que o reajuste final será de 10,54% e para os trabalhadores dos demais setores da cooperativa o reajuste final será de 10,34%.
De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Cooperativas no Brasil – Fenatracoop e presidente do Sintrascoopa, Mauri Viana Pereira, mesmo vivenciando um momento complicado de pandemia, os trabalhadores em cooperativas foram incluídos pelo governo federal como atividade essencial. “Enquanto outras categorias entraram em ‘lowdown’, ou em atividade remota, nossos companheiros continuaram trabalhando enfrentando as dificuldades e o medo do contagio, mas não deixaram a peteca cair e são dignos do reconhecimento da comunidade e principalmente pelo patronal”, revela Mauri Viana ao mencionar que a proposta da campanha salarial foi aprovada por 95% dos trabalhadores que participaram da assembleia virtual.

No link abaixo, o líder sindical Mauri Viana Pereira faz um resumo de como foi às negociações deste ano e ressalta a conquista dos trabalhadores da cooperativa C.Vale.