CAMPANHA SALARIAL: Sindicato dos trabalhadores assina Acordo Coletivo com as cooperativas Presidente Mauri Viana, acompanhado do sindicalista Sandro Barion, do advogado da Fenatracoop Maurílio Viana assinando os Acordos Coletivos de Trabalho na presença dos representantes das cooperativas: C.Vale e Copagril

Na manhã desta sexta-feira (6/10), o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil – Fenatracoop e presidente dos Sindicatos de Trabalhadores em Cooperativas: Sintrascoopa e Sintracoop, Mauri Viana Pereira, recebeu na sede do escritório da Fenatracoop na cidade de Londrina, os representantes das cooperativas: C.Vale de Palotina e Copagril de Marechal Cândido Rondon. Na oportunidade foi assinado o Acordo Coletivo de Trabalho com as cooperativas.
Depois de uma campanha salarial que duro quase 4 mês, o sindicato dos trabalhadores conseguiu chegar no índice de 5% de reajuste salarial e 5% no Vale Alimentação, o que totalizou 10% de conquista. Como é de costume, os sindicatos realizaram assembléias itinerantes, onde foram levadas urnas nos departamentos das cooperativas para que os trabalhadores pudessem votar em três opções: aprovar a proposta patronal, dissídio coletivo de trabalho e indicativo de greve.
Na cooperativa Copagril 1.947 trabalhadores votaram, sendo que 1.256, 64,5% votaram pela aprovação do reajuste e 302 trabalhadores, 15,5% votaram na greve. Somando o índice de quem votou na greve 15,5%, no dissídio coletivo 5,4%, em branco 11,7% e aqueles que anularam o seu voto 2,9%, teremos o índice de 35,5% dos trabalhadores da cooperativa Copagril que não aprovaram o reajuste. Já na cooperativa C.Vale 4.438 trabalhadores votaram, destes 3.337, 75,2% votaram pela aprovação, 577, 13,0% votaram na greve. Somando o índice de quem votou na greve 13,0%, no dissídio coletivo 5,3%, em branco 5,5% e nulo 1,1%, teremos o índice de 24,9% dos trabalhadores da C.Vale que não ficaram satisfeitos com o reajuste.
Durante a assinatura dos Acordos Coletivos, os representantes das cooperativas revelaram que entre 18 a 20 de outubro, será pago aos trabalhadores os valores do reajuste retroativo ao mês de junho, quando venceu a data base da categoria. “Encontramos muitas dificuldades neste ano, as cooperativas, através do sindicato patronal, enrolaram ao máximo as negociações. Entendemos que a atual situação do Brasil não ajudou em nada, mas assim mesmo conseguimos fechar um bom acordo coletivo. Enquanto outras categorias de trabalhadores, conseguiram 2,35%, 3,35% e 4% de reajuste, o sindicato Sintrascoopa fecha com as cooperativas: C.Vale e Copagril 5% de reajuste e mais 5% no Vale Alimentação. Ano que vem temos outras negociação, esperamos que as cooperativas tenham um pouco mais de bom censo e resolvam valorizar ainda  mais seus trabalhadores”, afirma Mauri Viana Pereira.