C.VALE: Trabalhadores aprovam a assinatura de acordo

C.VALE: Trabalhadores aprovam a assinatura de acordo 2.122 trabalhadores votaram sim, liberando o sindicato para assinar o acordo coletivo de trabalho com a cooperativa C.Vale

Durante todo o dia desta terça-feira (26/7), trabalhadores da cooperativa C. Vale votaram para aceitar ou não a proposta de acordo coletivo. Na tarde desta quarta-feira (27/7), aconteceu a apuração e contagem dos votos. Demonstrando toda seriedade e transparência, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas de Palotina e Região – Sintrascoopa mondou uma ilha de edição na sede do sindicato na cidade de Palotina e todo o processo de contagem dos votos foi transmitido ao vivo pela internet nos sites: www.sintrascoopa.com.br e www.sintracoop.com.br. Mesmo em um período em que o Brasil enfrenta uma crise econômica e política sem precedentes, a diretoria da Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil – Fenatracoop apresentou a Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná – Fecoopar, uma nova metodologia de negociação onde se prevaleceu a valorização dos trabalhadores sem onerar em demasia a folha de pagamento das cooperativas.

ACORDO COLETIVO
Depois de várias reuniões chegou-se ao entendimento que neste ano a proposta de acordo para os trabalhadores dos entrepostos da cooperativa C.Vale, posto de combustível e do mercado, contemplaria um reajuste de 38,93% sendo que 13,93%, serão aplicados no piso salarial que hoje é de R$ 921,59 e passará a ser de R$ 1.050,00 e 25% no vale alimentação que hoje é de R$ 200,00 e passará a ser de R$ 250,00. Já para os trabalhadores do complexo avícola o acordo prevê um reajuste de 22%, sendo 7% de reajuste no piso salarial que hoje é de R$ 1.200,00 e passará para R$ 1.284,00 e 15% no vale alimentação que hoje é de R$ 312,50 e passará a ser de R$ 359,38. Lembrando que estes valores são brutos sem os devidos descontos. Um total de 2.580 trabalhadores votaram durante a assembleia itinerante, sendo que 2.122 votam sim, aceitando a proposta de acordo, 370 votaram não, 78 trabalhadores votaram em branco e 10 trabalhadores anularam seus votos. “Com a aprovação dos trabalhadores, amanhã mesmo estaremos assinado o acordo coletivo de trabalho com a cooperativa e o reajuste será pago na folha de pagamento deste mês. Lembrando que os valores serão retroativo ao mês de junho”, afirma o presidente da Fenatracoop e Sintrascoopa Mauri Viana Pereira.