ACORDO COLETIVO 2016/2017: Sintrascoopa e Copagril chegam a uma proposta de reajuste A exemplo do que aconteceu anos anteriores, nesta terça-feira (26/7), os trabalhadores da Copagril estão votando se aceitam ou não a proposta de acordo

As negociações salariais deste ano foram um tanto quanto prejudicadas devido o momento vivenciado pelo país onde ninguém tem certeza de nada. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil – Fenatracoop e do sindicato Sintrascoopa, Mauri Viana Pereira, neste ano o foco das negociações foi no sentido de não comprometer a empregabilidade do sistema cooperativista, mas também não se deixamos de levar em conta à valorização dos trabalhadores em cooperativas. “Negociamos ao máximo, agora cabe aos trabalhadores em cooperativas votar se aceitam ou não a proposta de acordo”, afirma Mauri Viana. Depois de várias reuniões chegou-se ao entendimento que neste ano a proposta de acordo para os trabalhadores do complexo industrial contemplaria um reajuste de 5% no piso salarial, passando dos atuais R$ 1.200,00 para R$ 1.260,00. Uma das maiores conquista está no vale alimentação. Para quem recebe um vale de R$ 120,00, passará a receber o valor de R$ 186,00, um reajuste de 55%. Para quem recebe o valor de R$ 150,00 de vale alimentação, passará a receber o valor de R$ 186,00, um reajuste de 24%. Já para quem recebe o vale alimentação no valor de R$ 250,00, passará a receber o valor de R$ 300,00, um reajuste de 20%. Os trabalhadores dos demais setores da cooperativa, que ganham o piso salarial de R$ 907,00, a proposta de acordo prevê um piso salarial de R$ 1.050,00, um reajuste de 15,77%.

VOTAÇÃO
Durante todo o dia de hoje (terça-feira), os dirigentes sindicais estarão levando urnas itinerantes nos setores da cooperativa Copagril, onde os trabalhadores irão votar se aceitam ou não a proposta de acordo. A apuração dos votos vai acontecer nesta quarta-feira dia 27 de julho a partir das 14 horas na sede do sindicato Sintrascoopa, localizada na Rua 1º de Maio, 1054, centro Palotina. Os trabalhadores poderão acompanhar todos os trabalhos da apuração ao vivo pela internet nos sites: www.sintrascoopa.com.br e www.sintracoop.com.br.