ACORDO COLETIVO 2016/2017: Sintrascoopa e C.Vale chegam a uma proposta de reajuste A exemplo do que aconteceu anos anteriores, os trabalhadores da C.Vale estão votando se aceitam ou não a proposta de acordo

Mesmo em um período em que o Brasil enfrenta uma crise econômica e política sem precedentes, as negociações salariais da categoria dos trabalhadores em cooperativas da região Oeste do Paraná seguiu o ritmo normal como vem sendo nos últimos anos. Após o fechamento da convenção coletiva de trabalho entre a Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil – Fenatracoop e a Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná – Fecoopar, o Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas de Palotina e Região – Sintrascoopa deu início as negociações do acordo coletivo de trabalho com a cooperativa C.Vale. Depois de várias reuniões chegou-se ao entendimento que neste ano a proposta de acordo para os trabalhadores dos entrepostos da cooperativa, posto de combustível e do mercado, contemplaria um reajuste de 38.93% sendo que 13.93%, serão aplicados no piso salarial que hoje é de R$ 921,59 e vai passar a ser R$ 1.050,00 e 25% no vale alimentação que hoje é de R$ 200,00 e vai passar a ser R$ 250,00. Já para os trabalhadores do complexo avícola o acordo prevê um reajuste de 22%, sendo 7% de reajuste no piso salarial que hoje é de R$ 1.200,00 e vai para R$ 1.284,00 e 15% no vale alimentação que hoje é de R$ 312,50 e vai para R$ 359,38. Lembrando que estes valores são brutos sem os devidos descontos. Para o presidente do Sintrascoopa Mauri Viana Pereira, as negociações deste ano foram um tanto quanto prejudicadas devido o momento vivenciado pelo país onde ninguém tem certeza de nada. “Não podíamos comprometer a empregabilidade do sistema cooperativista, mas também não deixamos de levar em conta, em momento algum à valorização dos trabalhadores em cooperativas. Negociamos ao máximo, agora cabe aos trabalhadores em cooperativas votar se aceitam ou não a proposta de acordo”, afirma Mauri Viana.

VOTAÇÃO
Durante todo o dia de hoje (terça-feira), os dirigentes sindicais estarão levando urnas itinerantes nos setores da cooperativa C.Vale, onde os trabalhadores irão votar se aceitam ou não a proposta de acordo. A apuração dos votos vai acontecer nesta quarta-feira dia 27 de julho a partir das 14 horas na sede do sindicato Sintrascoopa, localizada na Rua 1º de Maio, 1054, centro Palotina. Todos os trabalhos da apuração serão ao vivo pela internet nos sites: www.sintrascoopa.com.br e www.sintracoop.com.br.