Conteúdo

A depressão é o último estágio da dor humana

A depressão é o último estágio da dor humana depressão12-825x542

Você já teve um dia tão ruim ao ponto de desejar sumir? Já sentiu um desanimo tão grande ao ponto de não conseguir executar tarefas rotineiras? Saiba que isso não é nada comparado à depressão. Afinal, sentir-se abatido de tempos em tempos é algo aceitável, pois faz parte da vida. Por outro lado, a depressão é uma tristeza profunda, que envolve e toma conta, afetando todas as áreas da vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a depressão atingiu em 2013 quase 7% da população mundial (aproximadamente 400 milhões de pessoas). No Brasil, 7,6% dos adultos já foram diagnosticados com depressão, o que equivale a 11 milhões de pessoas. Dados do IBGE. Neste artigo vamos apresentar algumas lições bíblicas que podem ajudar no combate a essa doença que tem causado tantos males para a sociedade atual. Continue lendo este artigo para aprender mais sobre:
1. O que é depressão e quais os sintomas da doença;
2. Personagens bíblicos que tiveram depressão;
3. Lições da Bíblia para ajudar no combate a depressão;

O QUE É DEPRESSÃO
“Fiquei desconcertado, encurvei-me ao máximo; o dia inteiro tenho andado entristecido.” (Salmo 38.6). A depressão é um distúrbio debilitante que provoca tristeza, pessimismo, baixa autoestima, perca de sentido para a vida e interfere no dia a dia do indivíduo.  A depressão, em seu pior estágio, pode afetar as funcionalidades, provocando os seguintes sintomas: Irritabilidade, ansiedade e angústia; Desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para executar atividades cotidiana; Incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis; Desinteresse, desmotivação e apatia; Sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero, desamparo e vazio; A pessoa pode desejar morrer, perda do sentido da vida; Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento, entre outros.

DEPRESSÃO NA BÍBLIA
Na Bíblia podemos encontrar alguns personagens que tiveram de enfrentar a doença. Por exemplo, o profeta Elias que ficou tão triste a ponto de pedir a Deus que tirasse sua vida. “Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.” (1 Reis 19.4). Outro personagem bíblico que enfrentou a doença foi Jó. Após perder tudo, inclusive os filhos, Jó entristecido amaldiçoa o dia do seu nascimento. “Depois disso Jó abriu a boca e amaldiçoou o dia do seu nascimento.” (Jó 3.1). Ana, mãe do profeta Samuel, também apresentou um quadro depressivo, pois era estéril e enfrentava preconceitos por conta de sua situação. Naquela época mulheres que não podiam ter filhos não tinham valor para a sociedade. “Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente.” (1 Samuel 1.10). Davi e Moisés também apresentaram depressão. Davi sentiu-se afadigado, ao ponto de afirmar que seus ossos envelheceram (Salmos 32.3). Moisés teve uma depressão profunda, pois enfrentou um esgotamento devido ao estresse e chegou a pedir a morte a Deus (Números 11.14 e 15).

COMO VOCÊ PODE LIDAR COM A DEPRESSÃO?
“Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes.” (Lucas 5.31). É preciso muito esforço e força de vontade para alcançar a cura da depressão. Além disso, é preciso paciência para enfrentar a doença, seguindo passo a passo as orientações médicas, fazendo primeiro o necessário, depois o que for possível fazer.

ESFORÇO
“Esforça-te, que eu te ajudarei…” (Josué 1.6). Como já disse, será preciso muito esforço para alcançar a cura da depressão. Mas tenha certeza que à medida que você não estará sozinho, pois através da fé receberá a ajuda divina, o que te tornará capaz de avançar dia após dia. Não espere que Deus faça tudo por você. Procure fazer a sua parte, se esforçando para sair desta situação. Vamos apresentar algumas orientações bíblicas que devem ajudar no combate a essa doença:]

1. BUSQUE FAZER PARTE DE UMA COMUNIDADE
“Alegrei-me quando me disseram: Vamos á casa do SENHOR.” (Salmos 122.1). A solidão é terreno fértil para a depressão. Portanto, busque fazer parte de uma comunidade. Procure estar presente nas reuniões de sua igreja local. Todos precisamos nos relacionar com pessoas e sentir-se útil de alguma forma. Sendo assim, nada melhor do que ser uma pessoa ativa no Reino de Deus.

2. ESTABELEÇA UMA ROTINA
“Pela manhã ouvirás a minha voz, ó Senhor; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei.” (Salmos 5.3). Ao acordar pela manhã tenha em mente o que deve ser feito. Se estiver com disposição, mesmo que tenha que se esforçar um pouco mais, procure fazer uma oração, dedicar um tempo para leitura da Palavra de Deus. A rotina pode ser entediante para algumas pessoas, mas para quem está lutando contra a depressão a rotina pode ser uma solução simples para superar os primeiros traumas. Ao definir uma agenda diária, com horários e atividades, você terá mais ânimo para superar a tristeza provocada por essa doença.

3. CUIDE DA SUA SAÚDE
“Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas.” (2 Timóteo 2.5). A Bíblia pouco diz a respeito de praticar atividades físicas, mas não proíbe essa prática e incentiva o cuidado com o corpo. “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Coríntios 6.19). Portanto, essa deve ser uma atividade rotineira na sua agenda: praticar exercícios físicos e cuidar do seu corpo. A prática de exercícios físicos é altamente recomendada para quem enfrenta a depressão. “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.” (1 Coríntios 10.31). Além disso, você deve cuidar da sua alimentação, buscando uma dieta saudável e até estabelecendo um dia para o jejum, principalmente se a depressão tende a fazer você comer demais.

4. AJUDE E ASSUMA RESPONSABILIDADES
“Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser.” (1 Timóteo 4.8). Apesar de o cuidado com o corpo, como a atividade física e a alimentação, ter a sua importância, é preciso enfatizar algo ainda mais útil para a quem se sente deprimido: a ajuda ao próximo e o senso de responsabilidade. Um dos sintomas mais agressivos da depressão é a vontade de desistência, de abandonar as atividades, deixando tudo e se afastando das responsabilidades. Por isso, é muito importante que você busque se tornar uma pessoa cada vez mais ativa. Busque ajudar outras pessoas, fazendo trabalhos voluntários. Você também pode fazer atividades extras, como aprender uma profissão nova ou fazer algum trabalho que seja útil para a comunidade. Isso irá ativar seu gatilho mental de significância, dando maior sentido a sua vida.

Notícias Relacionadas: