Conteúdo

30 profissões em alta no mercado de trabalho

30 profissões em alta no mercado de trabalho 1508201715342830_profissoes

O mercado de trabalho, além de ser extremamente competitivo, está em constante modificação. Dependendo da demanda da economia, da escassez ou aumento de profissionais, das necessidades da população e também das tendências mercadológicas, uma profissão pode ou não estar em evidência.
Saber quais são as profissões em destaque atualmente pode ajudá-lo a fazer melhores escolhas, direcionando-o de forma assertiva. Por isso, como parte do Desafio 30 do Portal Educação, reunimos 30 profissões em alta no mercado de trabalho para que você trilhe um caminho de sucesso! Vamos lá?

1 - DESIGNER ESPECIALISTA EM UX
Esse profissional é responsável por cuidar das marcas nos meios digitais, tais como sites, aplicativos, etc. Ele também é responsável pelo estudo e aplicação das tendências de interface virtual do usuário.
Quem quer seguir nesta área deve contar com uma experiência diversificada nos segmentos de pesquisa de mercado, comunicação, tecnologia e análise de dados. Além, é claro, de manter-se atualizado por meio de cursos e tendências.

2 - DESENVOLVEDOR MOBILE
Quem atua nesta área tem como objetivo principal a programação e desenvolvimento de aplicativos e plataformas para celular: jogos, aplicativos, sites, etc. É um segmento que tem bastante procura, pois a conexão entre o real e o virtual está cada vez mais presente nas empresas.
Da mesma forma que o caso anterior – e praticamente todos da lista – o profissional interessado em seguir esse ramo deve estudar bastante para desenvolver as suas habilidades. Gostar do meio digital também é essencial.

3 - GERENTE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇOS CLÍNICOS
Na área da saúde, essa é uma profissão que promete bombar no mercado de trabalho. O profissional desta área fica responsável por desenvolver o plano de educação clínica e continuada em hospitais e laboratórios, focando-se em universidades corporativas.
Aqui a formação em Enfermagem ou áreas correlatas é essencial. Cursos profissionalizantes também pode servir como base de conhecimento.

4 - ESPECIALISTA EM PLANEJAMENTO FINANCEIRO
A pessoa que estiver nesse cargo será responsável por analisar a viabilidade financeira de projetos, além de elaborar e acompanhar os relatórios gerencias de finanças de diversas áreas de uma empresa.
O profissional deve ter um bom nível técnico da área financeira e contábil, alta capacidade de análise e concentração, além de um ótimo relacionamento interpessoal, pois lida com diversos setores da empresa.

5 - ANALISTA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Muitas empresas pequenas e startups irão procurar por profissionais desse segmento. Eles serão responsáveis por fazer avaliações de desempenho nos funcionários, traçar trilhas de carreira e planos de sucessão, além de fazer estudos sobre a cultura empresarial.
O perfil buscado, geralmente, são pessoas formadas em Administração de Empresas ou Recursos Humanos, com especialização em Gestão de Pessoas.

6 - OFFICE MANAGER
Pelo mesmo motivo do tópico anterior, a demanda por profissionais que exerçam a função de Office Manager deve crescer consideravelmente. Eles trabalham com a rotina secretarial de atendimento aos executivos, além de serem responsáveis por organizar as demandas do escritório.
Profissionais com formação em Secretariado ou Administração de Empresas ganham destaque. Especializações nesta área também são boas opções para adentrar no mercado.

7 - SUPERVISOR DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO
Ele é o responsável por coordenar todo o processo produtivo de uma indústria, por exemplo. O profissional deve ficar de olho em toda a produção, desde a entrada de matérias-primas, passando pela finalização do produto e chegando até a saída para a distribuição.
Os profissionais devem ter bons conhecimentos em processos de produção e nas ferramentas de melhoria. Na crise, as empresas buscam profissionais com essas habilidades para diminuir os custos desnecessários.

8 - ANALISTA DE COMPRAS
Os profissionais deste segmento são responsáveis por negociar com fornecedores e gerir as matérias-primasutilizadas pela empresa em todos os setores, seja direta ou indiretamente. A sua função é gerar novas oportunidades de negócio e minimizar os custos.
Aqui é necessário ser bem organizado, estrategista, ter jogo de cintura e ser bom negociador. O relacionamento interpessoal também é primordial, já que o profissional terá que lidar com diversas áreas.

9 - GERENTE DE ACESSO NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
Esse profissional terá funções mistas das áreas de produto e comercial. Ele é o responsável por lidar com as entidades regulatórias de medicamentos, desenvolvendo estratégias de acesso nos mercados público e privado.
A maioria dos profissionais desta área possui formação na área da saúde. Porém, também é possível seguir a carreira tendo experiências em vendas e administração.

10 - EXECUTIVO DE DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS
Este é o profissional que se relaciona com outras empresas do mesmo segmento e busca, em conjunto, desenvolver novos serviços e soluções. Ele também fica responsável por criar campanhas para ampliação dos negócios.
Conhecimentos sobre o mercado financeiro, tecnologia e análise do perfil do consumidor atual são características essenciais nesta área. A formação deve ser em Administração de Empresas ou Economia.

11 - ANALISTA DE BI
Esse profissional deve enxergar as tendências do mercado atual através da análise de bancos de dados. Assim, ele consegue pensar em soluções e estratégicas para várias áreas dentro da empresa. A maioria desses profissionais é da área de exatas: Matemática, Ciências da Computação e Análise de Sistemas.
A área digital e a tecnologia estão cada vez mais inerentes ao cotidiano das empresas. Por isso, esse profissional ganha destaque, já que ele usa ferramentas tecnológicas para descobrir problemas ou mostrar inovações.

12 - ANALISTA DE PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
Tem como função principal analisar e estudar todos os impostos pagos pela empresa, além de verificar de onde eles vem e de que forma eles podem ser reduzidos. Esse cargo é de grande valor, pois um bom profissional da área pode trazer soluções que diminuam a carga tributária devida da empresa.
Pessoas deste segmento são, geralmente, da área de Ciências Contábeis ou Direito com especialização e/ou cursos em Direito Tributário. Precisam saber tomar decisões estratégicas e fazer precificação de produtos.

13 - ESPECIALISTA EM SUPPLY CHAIN
Os profissionais desta área conseguem unir duas coisas que as empresas adoram: reduzem os custos e melhoram o atendimento dos consumidores através de um bom planejamento e logística. As funções englobam diversas áreas como compras, logística, produção e demanda.
Geralmente, as pessoas que atuam dentro do segmento possuem formação em Engenharia, Logística ou Administração de Empresas. Cursos profissionalizantes também são bem-vindos!

14 - GERENTE DE VENDAS
Não poderia ser diferente: com o mercado brasileiro em crise, as empresas buscam profissionais capacitados para dar continuidade aos negócios e vendas de forma satisfatória. E é exatamente isso que esses profissionais fazem.
Responsável pelas vendas, aumento do faturamento e também da lucratividade da empresa, o Gerente de Vendas vem da área de Administração, Ciências Contábeis ou Economia, além de possuir cursos específicos de vendas.

15 - ANALISTA DE TRADE MARKETING
Responsável pelo estudo do produto nos pontos de vendas, esse profissional exerce diversas funções. Ele precisa fazer pesquisas dos concorrentes, definir o posicionamento da marca no mercado e planejar a interface para distribuidores e vendedores.
Como essas estratégias ajudam a alavancar as vendas, as empresas buscam sempre por analistas de trade marketing, que têm formação em Publicidade e Propaganda, Marketing ou Jornalismo.

16 - ANALISTA DE COMPLIANCE
O profissional desta área fica encarregado de validar as operações da empresa para que elas sejam realizadas de acordo com as leis e regulamentos internos e externos. Ele é o “fiscal” para que tudo saia como deve ser, evitando contratempos e gastos.
Quem atua como Analista de Compliance, geralmente, tem formação em Economia, Direito ou Administração de Empresas.

17 - ENGENHEIRO DE VENDAS TÉCNICAS
A procura por vendas consultivas e especializadas está em crescente expansão. Por isso, a demanda por profissionais desta área é tão grande. Eles são responsáveis por potencializar as receitas da empresa por meio do conhecimento dos produtos e da agregação de valor.
A formação buscada é Engenharia, mas cursos de atualização e profissionalizantes na área de vendas também fortalecem o currículo.

18 – AGROECÓLOGO
Apesar da crise, o agronegócio brasileiro continua em expansão. Por isso, a busca por profissionais da área cresce a cada ano. O agroecólogo é responsável por combinar conhecimentos de sustentabilidade com agroindústria.
É preciso gostar e conhecer a indústria rural e não ter problemas em trabalhar longe dos grandes centros. O profissional é formada em Agroecologia ou Agronegócio com especialização.

19 - ANALISTA DE SEO
A união do útil ao agradável faz desse profissional um ser tão requisitado pelas empresas. O analista de SEO deve otimizar as páginas para que elas sejam bem ranqueadas nos buscadores como o Google de forma orgânica, ou seja, não paga.
 Para exercer essa função é necessário formação nas áreas de comunicação, como Publicidade e Propaganda, Marketing ou Jornalismo. Uma especialização em Marketing Digital também é bem-vista.

20 - ADVOGADO ESPECIALISTA EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL
Com a crise financeira, infelizmente, muitas empresas precisam fechar as portas e algumas, inclusive, ficam afundadas em dívidas. É aí que entra o Advogado Especialista em Recuperação Judicial.
O profissional, formado em Direito com especialização na área cível, representa as companhias que não possuem condições de arcar com as suas dívidas financeiras, evitando assim a sua falência.

21 - GERENTE DE MÍDIAS SOCIAIS
Este profissional gerencia e coordena os canais de comunicação online da marca, aliando-os às estratégias de vendas. O foco, na verdade, é a estratégia digital da empresa como um todo.
Como já dito anteriormente, as empresas estão investindo fortemente no meio digital. Além disso, as mídias sociais estão em crescente expansão. Quem deseja seguir na área deve ser formado em Publicidade, Jornalismo ou Marketing, além de ter uma especialização em Marketing Digital.

22 - GESTOR DE OPERAÇÕES HOSPITALARES
Não importa o cenário, a área da saúde sempre demanda profissionais. O Gestor de Operações Hospitalares fica responsável pela manutenção do plano de negócios dos hospitais para que tudo saia conforme o planejado.
Os profissionais são formados em algum segmento da área da saúde ou em Administração de Empresas, além de possuírem especialização em Gestão Hospitalar.

23 - ANALISTA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Este profissional tem papel fundamental dentro de uma corporação. É ele quem cria, desenvolve e implementa as políticas de segurança da empresa. Esta área tem potencial, pois a preocupação com a segurança das informações da empresa é sempre muito grande.
A pessoa que exerce essa função precisa ser confiável, discreta, organizada e com amplo conhecimento técnico na área. Geralmente, são formados em Tecnologia da Informação e possuem cursos complementares.

24 – GERONTOLOGIA
Com a expectativa de vida da população em constante crescimento, a área de Gerontologia está em expansão. Essa é a ciência que estuda o processo de envelhecimento humano visando a busca pela qualidade de vida, saúde e bem-estar dos idosos.
É preciso ser formado em Gerontologia, ou com alguma formação na área da saúde e especialização do segmento. O profissional também precisa estar sempre atualizado e ter um bom relacionamento, pois estará em contato direto com os médicos.

25 - GESTOR DE GOVERNANÇA CORPORATIVA
A pessoa que atua nesta área garante que a empresa exerça as melhores práticas de governança corporativa, ou seja, alinhe e envolva os relacionamentos entre sócios, gestores, funcionários, órgãos de controle e fiscalização, etc.
Aqui, a formação se dá em Administração de Empresas, Economia ou Engenharia, com desejável especialização em Auditoria e Controladoria.

26 - ANALISTA CONTÁBIL BILÍNGUE
As empresas estão procurando não só um especialista na área contábil, como também alguém que domine o inglês. Isto porque, poucos profissionais do segmento têm um segundo idioma e conseguem conversar com estrangeiros.
Quem atua na área é responsável pela análise e classificação de contas e balanço da empresa. O profissional é formado em Contabilidade, Finanças ou Administração de Empresas.

27 - DIRETOR DE NOVOS NEGÓCIOS
É responsável por analisar as oportunidades do mercado e formular projetos para novos serviços, produtos e aplicações. O profissional precisa ser bem inovador, pois trabalha com essa frente visando o lucro a longo prazo.
Geralmente, são profissionais com experiência em marketing e planejamento estratégico. Podem também serem de áreas como Administração e Economia, mas com especializações.
 
28 - DESIGNER ESPECIALISTA EM UI
Ao contrário do Especialista em UX, que pensa no caminho do cliente, o Designer UI fica responsável por criar o design virtual e físico da interação do cliente com uma plataforma, seja site, aplicativo ou outro.
Os profissionais têm formação nas áreas de Design, Arquitetura ou Comunicação, além de terem conhecimentos em tecnologia e ferramentas gráficas.

29 – BIOTECNÓLOGO
Talvez poucos saibam, mas a Biotecnologia está aplicada em quase todos os processos de produção de alimentos, bebidas, medicamentos e vacinas. Por isso, a área está sempre em alta!
O profissional possui bacharel, técnico ou especialização em Biotecnologia e atua, basicamente, com o desenvolvimento e aplicação de tecnologias nas mais diversas áreas, como saúde, química, ambiental, agricultura, etc.

30 - TÉCNICO EM MECATRÔNICA
Utilizando conhecimentos de mecânica, eletrônica e informática, os profissionais desta área trabalham nos segmentos das indústrias com a função de criar equipamentos automatizados que melhorem a eficiência da produção.
A maioria das pessoas que atuam no segmento possuem curso técnico em Mecatrônica, mas alguns possuem ensino superior na área. Em todos os casos, porém, é preciso ter o certificado de uma instituição reconhecida para exercer a profissão.

Notícias Relacionadas: